Brigadeiro anuncia para breve “notícia boa” sobre salário dos militares

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, afirmou nesta sexta-feira (18) que em breve os militares terão uma notícia boa em relação ao aumento de salários e que o mal-entendido envolvendo o comandante militar da Amazônia, general Augusto Heleno, está resolvido.

Em rápida entrevista após a comemoração do Dia do Exército, da qual participou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Saito não quis precisar quando o reajuste dos militares será anunciado Disse apenas que será em breve. Nesta quinta-feira (17), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, se reuniu com o presidente Lula, e havia a expectativa de que o assunto fosse discutido. Questionado por que o reajuste não foi anunciado após a reunião, o comandante da Aeronáutica respondeu: Temos que fazer alguns ajustes.

Saito foi questionado também se as críticas feitas pelo general Heleno política indigenista do governo federal teriam influenciado para que o aumento não fosse anunciado, mas se limitou a afirmar que esse desentendimento já está resolvido. Ao participar, na última quarta-feira (16), de seminário no Clube Militar, no Rio de Janeiro, o comandante militar Augusto Heleno afirmou que a demarcação contínua de terras indígenas na região de fronteira é uma ameaça soberania nacional.

Na cerimônia de comemoração do Dia do Exército, foi lida a mensagem presidencial, em que Lula destaca a atuação da força nas Companhias de Engenharia de Construção, no socorro a vítimas de doenças, no combate a doenças e em missões de manutenção de paz, como no Haiti.

Várias autoridades foram condecoradas com a Ordem do Mérito Militar, entre elas o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, e o tenista Gustavo Kuerten.

Voltar ao topo