O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba. Ou quase isso. O bonecão inflável do petista vestido de presidiário de 12 metros de altura — conhecido como “Lula inflado” ou “Pixuleco” –, que causou alvoroço em cidades como São Paulo e Brasília, chegou à capital paranaense na manhã desta quarta-feira (2) e é o principal símbolo da manifestação contra a corrupção que ocorreu em frente à PF.

continua após a publicidade

Cerca de 150 pessoas foram ao local, que abriga alguns dos principais presos pela Operação Lava Jato, cujo foco é a investigação de corrupção na Petrobras. O protesto, pacífico, é organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL). Um trio elétrico também foi contratado para ajudar no protesto, marcado pelas cores verdes e amarelas e bandeiras do Brasil – o Hino Nacional também foi cantado.

“Esse boneco veio para cá em consenso geral, pelo simbolismo de Curitiba dentro da Lava Jato, da luta contra a corrupção”, afirmou Éder Borges, um dos líderes do MBL na cidade. “É uma contrarrevolução encabeçada pela zoeira. Vamos mudar o país pela zoeira”, completou.

Com auxílio do carro de som, integrantes do movimento saudavam o ex-ministro José Dirceu, que está preso no local, e pediam para Marcelo Odebrecht, presidente da Construtora Odebrecht, preso no Complexo Médico Penal, em PInhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a fazer delação premiada. Eles também pediam o apoio do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

continua após a publicidade

Curiosos

A movimentação no bairro Santa Cândida atraiu a atenção de curiosos, que se encaminharam à PF para protestar contra Lula, a presidente Dilma e o P artido dos Trabalhadores (PT). “Fiquei sabendo pelo jornal [do protesto] e vim aqui para lutar contra o comunismo, a corrupção e a roubalheira”, disse Amithys Joffily, que entoava gritos como “1, 2, 3, Lula no xadrez” e “Fora, PT”. “Esse boneco é personificação do Lula, que está por traz de tudo de ruim que tem neste país”, emendou.

continua após a publicidade

Opinião compartilhada pelo autônomo Rafael Ferreira, de 28 anos. “Só vim observar, mas sou de direita e apoio a causa. O Lula é só um símbolo, mas o pior de todos”, afirmou ele, que estreia em manifestações e promete participar de todas contra a corrupção que forem organizadas em Curitiba a partir de agora.

Segundo o MBL, o bonecão inflável custou R$ 12 mil e foi pago com dinheiro de contribuição. Depois da PF, o Lulão vai visita outros pontos da cidade, terminando o tour na Boca Maldita, centro de Curitiba.

Logística

O boneco foi levado de avião até Curitiba, por uma transportadora. O custo foi de R$ 600. “É uma questão de segurança. O PT já declarou guerra contra o boneco”, diz a hoteleira Celene Salomão de Carvalho, 50 anos, membro do Movimento Brasil, que financiou o Pixuleco.