57 milhões de votos!

Bolsonaro toma posse nesta terça-feira! Acompanhe em tempo real!

Eleito com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro (PSL) tomou posse na Presidência da República para um mandato de quatro anos, nesta terça-feira (1º), em cerimônia na capital federal. Ele é o 38.º presidente da história do Brasil e o 5º mandatário eleito pelo voto direto desde a redemocratização do país, depois de 21 anos de governos militares escolhidos indiretamente.

Curiosamente, a posse de Bolsonaro marca o retorno dos militares ao poder, desta vez pelas urnas. Capitão aposentado do Exército e admirador do regime militar (1964-1985), o novo presidente convidou vários oficiais da reserva das Forças Armadas para compor o seu governo. Inclusive o vice-presidente, o general Hamilton Mourão, que também será empossado nesta terça.

Ao vestir a faixa presidencial, Bolsonaro estará colocando fim a um período de 16 anos de governos do PT e de seus aliados. O novo chefe do Executivo é o símbolo da “nova direita” brasileira: liberal na economia e conservadora nos costumes, num fenômeno que tem potencial para mudar profundamente o rumo político e social do Brasil pelas próximas décadas.

View this post on Instagram

– Palavras antes da posse! – Um forte abraço a todos!

A post shared by Jair M. Bolsonaro (@jairmessiasbolsonaro) on

O evento de posse de Jair Bolsonaro começa oficialmente às 14 horas, com cerimônias no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto, sendo finalizado com um coquetel no Palácio do Itamaraty para 2,5 mil convidados. Cerca de 500 mil pessoas devem acompanhar o ato histórico na Esplanada dos Ministérios.

A reportagem acompanha tudo em tempo real. Acompanhe!