Politicando

Quem não foi convidado por Bolsonaro pro novo partido?

Foto: Evaristo Sá / AFP
Foto: Evaristo Sá / AFP

O presidente Jair Bolsonaro apresentou a ideia de criar um novo partido – o Aliança pelo Brasil – em reunião na terça-feira (12) com parte da bancada do PSL no Congresso. Em meio ao racha na sigla, vários parlamentares não foram convidados para o encontro e outros tiveram os convites retirados.

Entre os parlamentares que ficaram de fora estão o presidente do partido, Luciano Bivar; a ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann; o ex-líder da bancada do PSL na Câmara, Delegado Waldir; Julian Lemos; Heitor Freire; e o porta-voz de Bivar, Junior Bozzella. Já o deputado Coronel Tadeu foi chamado e posteriormente desconvidado.

A primeira convenção do “Aliança pelo Brasil” está marcada para dia 21 de novembro. O PSL tem 51 deputados federais em exercício. Apoiadores do presidente esperam levar até 30 deles para a nova sigla – a janela para troca de partidos só acontece em 2020, seis meses antes da eleição. Bibo Nunes (PSL-RS) aposta que pelo menos 25 deputados devem migrar.

Segundo ele, talvez não seja necessário esperar até ano que vem. “Eu estou para ser expulso faz três meses e nós temos uns 12 [deputados] que podem ser expulsos até terça-feira”, afirmou. Nunes cita como exemplo entre os que podem ser expulsos o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro (SP) e Alê Silva (MG).

A briga por poder dentro do partido entre bolsonaristas e bivaristas se intensificou nos últimos meses, principalmente com a divulgação do áudio de uma reunião da “ala bivarista”. O deputado Felipe Francischini, que participou da reunião gravada e vazada, esteve no evento do presidente, segundo Nunes.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini, deputado Felipe Francischini, que participou da reunião gravada e vazada, esteve no evento do presidente mas não deve migrar pro novo partido. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Felipe Francischini, participou da reunião do presidente mas não deve migrar pro novo partido. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

“O pessoal ficou surpreso de ele estar lá, com certeza não vai [para o novo partido]”, disse o deputado gaúcho. A princípio teriam sido convidados 40 parlamentares do PSL para o evento. Veja abaixo alguns que não estiveram presentes.

Confira quem foram os deputados barrados no baile do novo partido de Bolsonaro

Luciano Bivar

O presidente do PSL e Bolsonaro estão em crise há meses, a queda de braço dentro do partido é intensa com suspensões e ameaças de expulsão. A gota d’água no relacionamento entre Bolsonaro e Bivar foi um vídeo em que o presidente da República dizia que o deputado estava “queimado pra caramba”.

Joice Hasselmann

A ex-líder do governo no Congresso, antes bolsonarista de primeira ordem, foi removida do cargo pelo presidente. Ela apoiou o deputado Delegado Waldir como líder do PSL na Câmara, enquanto Bolsonaro tentava fazer dar a Eduardo a liderança. Depois disso entrou em atrito direto com os filhos do presidente.

Ex-líder do governo no Congresso, Joice foi removida do cargo pelo presidente e não foi convidada pro novo partido. Foto: Marcos Corrêa/PR
Ex-líder do governo no Congresso, Joice foi removida do cargo pelo presidente e não foi convidada pro novo partido. Foto: Marcos Corrêa/PR

Delegado Waldir

Era o líder do PSL na Câmara, mas deixou o cargo após entrar em conflito com a ala bolsonarista. Waldir pertence ao grupo que apoia Luciano Bivar, presidente nacional do partido.

Júnior Bozzella

É o porta-voz de Luciano Bivar, estaria recebendo ameaças nas redes sociais.

Heitor Freire

Apontado como responsável por vazar o áudio de uma ligação em que o presidente Jair Bolsonaro pedia apoio para Eduardo se tornar líder do PSL.

Julian Lemos

Em uma reunião teria sido pressionado a ajudar na articulação para tornar Eduardo líder do partido. Pediu para ir ao banheiro e não voltou mais.

Desconvidados

Coronel Tadeu

O deputado confirmou que foi desconvidado para a reunião de última hora. Ele recebeu da deputada Bia Kicis, vice-líder do governo no Congresso, um e-mail em que era informado de que a reunião havia sido cancelada.

“Como parlamentar, militar, e respeitoso aos princípios do presidente Bolsonaro, continuarei votando pelo Brasil e para o Brasil. Nenhum partido seja ele A ou B fará eu mudar meus princípios e meu caráter”, afirmou. Foi convidado segunda (11), às 15h29 e desconvidado na terça 9h28, “por determinação do presidente do PSL na Câmara nos Deputados, deputado Eduardo Bolsonaro”, diz o e-mail.

Na dúvida

O deputado Enéias Reis (MG) apesar de ser citado como tendo sido desconvidado, pelo jornal Correio Braziliense, afirma que apenas não conseguiu comparecer por ter passado mal. O colega de bancada, Bibo Nunes afirma que como suplente do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ele não poderá mudar de partido.

HC abre concurso pra contratar 147 funcionários. Veja como concorrer