Eleições 2018

Bolsonaro aparece em primeiro lugar em mais uma pesquisa de intenção de votos

Jair Bolsonaro, pesquisa datafolha
Bolsonaro rebate declaração de Lula em entrevista para jornalista da Folha de S. Paulo e do El País. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Abr

Em nova pesquisa para as Eleições 2018, o Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta terça-feira (31) três cenários com nomes diferentes do PT para a presidência. Em todos os panoramas, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) iria para o segundo turno.

Tanto na simulação com Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, como com o ex-governador da Bahia Jaques Wagner sendo candidatos do PT, Bolsonaro lidera. Na primeira simulação (com Haddad), ele aparece com 23,6% das intenções de voto. Na segunda (com Jaques Wagner), Bolsonaro tem 23,5% da intenção de voto. Os petistas teriam 2,8% dos votos.

O deputado iria para o segundo turno ou com Marina Silva (Rede) ou com Ciro Gomes (PDT), que estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A pesquisa mostra a candidata da Rede com 14,4% dos votos no cenário com Haddad e 14,3% na simulação com Jaques Wagner. Já Ciro tem 10,7% no cenário com Haddad e 10,8% na simulação com Wagner.

Apenas Lula seria capaz de ‘desbancar’ os concorrentes. Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente teria 29% dos votos, contra 21,8% do capitão da reserva Jair Bolsonaro, segundo o Paraná Pesquisas. Os demais candidatos teriam menos de 10% das intenções de voto cada.

‘Nenhum deles’

Realizado com 2.240 eleitores em todas as regiões do Brasil, o levantamento mostra ainda o potencial eleitoral dos principais candidatos à presidência. Mais da metade afirmou que “não votaria de jeito nenhum” em sete candidatos: Lula (54,1%), Jair Bolsonaro (54,3%), Marina Silva (55,2%), Ciro Gomes (58,9%), o candidato do PSDB Geraldo Alckmin(63,3%), Fernando Haddad (67%) e Henrique Meirelles (62,3%), ex-ministro da Fazenda e candidato do MDB.

Somente o senador Alvaro Dias (Podemos) tem rejeição menor: ‘apenas’ 46% dos entrevistados disseram que não votariam nele de forma alguma.

Em comparação com o levantamento de maio do Paraná Pesquisas, a rejeição à maioria dos candidatos aumentou. Naquele mês, 49,6% “não votaria de jeito nenhum” em Bolsonaro. Nesse mesmo tópico, Marina Silva tinha 51,5% – rejeição menor à época que as apresentadas para Ciro Gomes (55%), Geraldo Alckmin (61,3%) e Fernando Haddad (66,1%). Não houve divulgação sobre esse item específico para Lula e Alvaro Dias em maio.

Ainda no cenário de potencial eleitoral, na nova avaliação, 21,3% dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas dizem que “votariam com certeza” em Lula para presidente do Brasil. Neste quesito, Jair Bolsonaro tem 15,7% de votos garantidos, segundo o levantamento, seguido por Marina Silva (6,3%), Ciro Gomes (4,2%), Geraldo Alckmin (4%) e Alvaro Dias (2%). Apenas 0,5% votariam com certeza em Fernando Haddad e 0,3% em Henrique Meirelles.

pesquisas-eleitorais-parana-pesquisas-201807

Metodologia

Realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, o levantamento ouviu 2.240 eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e no Distrito Federal, em 170 municípios. A pesquisa foi feita entre os dias 25 e 30 de julho, com margem de erro de 2% e grau de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-00884/2018 para o cargo de Presidente.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Bolsonaro aparece em primeiro lugar em pesquisa de intenção de votos