Novo time em dezembro

Beto Richa vai anunciar novo secretariado no final de dezembro

Em entrevista coletiva convocada ontem, na sede do governo em Curitiba, para comentar o resultado da eleição presidencial, o governador Beto Richa (PSDB) disse que vai anunciar seu novo secretariado “de uma única vez no final de dezembro”.

De acordo com Richa, as mudanças serão pequenas. Como já havia declarado durante a campanha eleitoral, o governador admitiu que o número de secretarias pode diminuir. Órgãos com “atividades sobrepostas” deverão ser reunidos em uma única estrutura.

O governador disse não se sentir pressionado pelos partidos. 16 siglas, além do PSDB, fizeram parte da coligação tucana a acomodar aliados no governo. “Sempre construí alianças programáticas, nunca loteamos o governo para obter apoio”, afirmou. De acordo com Richa, a qualificação técnica, a seriedade e o espírito de equipe irão pesar na escolha dos nomes. “Não tenho compromisso com os partidos que me elegeram de acomodá-los em cargos na administração”, garantiu.

O governador disse que o PSDB sabia das dificuldades em enfrentar Dilma Rousseff, por se tratar de candidata à reeleição, mas o candidato do partido, Aécio Neves, “entrou para vencer”. De acordo com Richa, “[Aécio sai da eleição] maior do que entrou. É a maior referência da oposição no Brasil”, afirmou. Convocando o aliado para liderar os opositores, Richa defendeu uma oposição “construtiva e em defesa do interesse de todos os brasileiros”.