O governador eleito Beto Richa (PSDB) retornou ontem a Curitiba depois de 15 dias de férias nos Estados Unidos. E agora vai retomar a formação de seu secretariado.

continua após a publicidade

Segundo um dos membros de sua equipe de transição Deonilson Roldo, em entrevista a O Estado, Beto tem muitos já definidos e deve fechar sua equipe até o próximo dia 15.

Antes de discutir nomes e fazer os primeiros convites, Beto vai conhecer o relatório elaborado pela equipe de transição sobre a situação econômica do Estado.

A reunião da equipe, marcada para esta manhã, é o primeiro compromisso após retornar ao Brasil. No rol das especulações, alguns nomes já são dados como certos na equipe.

continua após a publicidade

Os membros da equipe de transição, por exemplo, já são apontados como futuros secretários de Estado. Assim, Carlos Homero Giacomini, Deonilson Roldo, Ivan Bonilha, Luiz Eduardo Sebastiani e Norberto Anacleto Ortigara, já são considerados integrantes da próxima gestão.

Alguns, até com pastas definidas nos bastidores: como a da Comunicação para Deonilson, a procuradoria-geral para Bonilha e a Fazenda para Sebastiani. Outros nomes praticamente certos são o dos deputados Gustavo Fruet (PSDB) e Durval Amaral (DEM).

continua após a publicidade

Fruet, segundo tucanos, só não é secretário se não quiser. Justiça ou Ciência e Tecnologia seriam as pastas indicadas para ele. Amaral garantiu seu nome na próxima gestão ao abrir mão da candidatura à presidência da Assembleia, abrindo caminho para o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni. Durval reivindica a chefia da Casa Civil, cargo estratégico, de articulação, mas que o PSDB resiste em entregar a outro partido.