Beto Richa reage a ataques de Osmar Bertoldi

O candidato do PSDB à Prefeitura de Curitiba, Beto Richa, deu o troco ontem ao candidato do PFL, vereador Osmar Bertoldi, que anteontem quebrou o pacto de não-agressão entre os dois partidos ao criticar o tucano durante um programa de televisão. Menos de quarenta e oito horas depois, a assessoria do tucano divulgou uma das suas primeiras promessas nesta campanha eleitoral.

“Uma de minhas primeiras medidas na Prefeitura será abrir essa caixa-preta”, disse Beto, referindo-se à tarifa do transporte coletivo na capital, durante um encontro na noite de terça-feira, quando discursava sobre o assunto para mais de duzentas pessoas. “Conheço a planilha e sei que a tarifa é injusta”, continuou o vice-prefeito de Curitiba, na reunião com representantes da comunidade dos bairros da Regional de Santa Felicidade.

Por orientação da coordenação da sua campanha, o vice-prefeito de Curitiba não rebateu diretamente ao pefelista, preferindo dar sua resposta por meio da abordagem de um assunto que é delicado para o PFL – que administra a cidade – e para o seu candidato, herdeiro de uma empresa de ônibus que opera no sistema de transporte coletivo de Curitiba. O tema é recorrente para o tucano. Foi contestando o valor da tarifa que Beto ensaiou um rompimento no primeiro semestre com o prefeito Cassio Taniguchi (PFL), que havia autorizado um reajuste antes de viajar e ser substituído pelo tucano no cargo.

Beto assumiu e suspendeu o reajuste, numa iniciativa apontada por vários dos seus pares como uma das principais razões de sua ascensão nas pesquisas de intenção de votos. Anteontem, ele voltou ao assunto relatando que nestes primeiros dias de campanha uma das mais frequentes queixas que tem ouvido dos eleitores é sobre a tarifa. “Curitiba tem um milhão de pessoas utilizando seu transporte coletivo todos os dias, e essa gente merece um serviço público de qualidade a preço justo”, disse ele.

O tucano também investiu sobre uma outra ação da Prefeitura. Ele criticou a instalação dos radares eletrônicos e, mais uma vez, prometeu retirar os equipamentos e revisar o projeto de monitoramento do trânsito. A instalação dos radares também tem sido criticada pelo PMDB, que anunciou o ingresso de uma ação no Conselho Nacional de Trânsito contra a instalação dos novos radares.

Peso

O presidente estadual do PSDB e um dos conselheiros políticos da campanha tucana em Curitiba, deputado Hermas Brandão, aconselhou ontem o candidato do partido à sucessão municipal, Beto Richa, a não enfrentar diretamente o candidato do PFL, vereador Osmar Bertoldi, durante a campanha. Brandão disse que o tucano não pode entrar nessa linha porque todos os concorrentes irão alvejá-lo. “Ninguém chuta cachorro morto. E todos sabem que o Beto vai para o segundo turno. Então, querem bater nele”, disse.

Voltar ao topo