Beto Richa lidera ranking dos prefeitos

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), é o governante com maior aprovação entre os administradores das principais capitais brasileiras. Com 75% de aprovação e média de 7,4 na nota de 0 a 10 atribuída pelos entrevistados, Richa foi o primeiro colocado na pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo, que avaliou a popularidade de dez prefeitos das grandes capitais do País.

Richa teve conceito ótimo ou bom de 75% dos entrevistados e apenas 5% de ruim ou péssimo. O segundo colocado na pesquisa foi o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), com nota 6,9. João Paulo (Recife) foi o terceiro com 6,6. O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, aparece na 5.ª posição, com nota 5,1, a mesma de Gilberto Kassab (São Paulo), em sétimo pelo critério de desempate, que leva em conta a aprovação.

?Essa avaliação é resultado da transparência, de uma administração baseada na ética e no diálogo, um trabalho com dedicação e seriedade, com responsabilidade na gestão dos recursos, obras em toda a cidade e participação da população através das audiências públicas?, comentou o prefeito, durante evento em que a Prefeitura distribuiu presentes de Natal para as crianças da rede municipal de educação.

Richa, que em outra pesquisa do Datafolha aparece com 58% das intenções do voto dos curitibanos, disse que essas pesquisas ainda não influenciam sua possível candidatura à reeleição no ano que vem. ?Ainda não defini sobre a candidatura. Fico lisonjeado pelo reconhecimento, pela aprovação, mas vamos avaliar no momento oportuno. Se na época das convenções a população demonstrar que quer continuidade do nosso projeto, vou discutir com meus companheiros a conveniência de ser candidato ou não.? O prefeito também comentou a indicação de seu nome para a disputa do governo do Estado em 2010, já debatida nos bastidores do PSDB. ?Eu não avaliei ainda se serei candidato ano que vem, o que dirá em 2010, isso é prematuro, extemporâneo. A classe política é tomada pela ansiedade. Graças a Deus, deste mal eu não sofro. Agradeço a lembrança do meu nome, mas é muito cedo pra esse tipo de avaliação?, concluiu.

Quinto

A Folha também publicou, no último domingo, pesquisa de avaliação dos governadores. Com nota 6,3, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), obteve a quinta melhor avaliação. Já no ítem aprovação, o governo do Paraná tem o terceiro maior índice, ao lado do de São Paulo, com 49% de conceitos ótimo ou bom e 16% de ruim ou péssimo.

O melhor avaliado na pesquisa foi o tucano Aécio Neves, governador de Minas Gerais, com 7,7, (76% de ótimo ou bom e 5% de ruim ou péssimo), seguido de Cid Gomes (PSB), do Ceará, com 6,6 e do governador de São Paulo e também pré-candidato à presidência em 2010, José Serra (PSDB), com 6,5.

O Datafolha perguntou aos moradores, maiores de 16 anos (aptos, portanto, a votar), que notas eles atribuiriam aos seus governantes em uma escala de zero a dez e como eles avaliavam a administração estadual e municipal.

Voltar ao topo