Eleições 2010

Beto Richa é lançado como pré-candidato ao governo do Estado

O diretório estadual do PSDB lançou o prefeito Beto Richa como candidato à sucessão de Roberto Requião (PMDB) ao governo do Paraná. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), no Hotel Bourbon, em Curitiba.

O prefeito da capital teve 41 votos, contra somente 1 para o deputado federal Gustavo Fruet. O senador Álvaro Dias não teve nenhum voto. Com a definição, Beto Richa precisa deixar o cargo na prefeitura até o dia 3 de abril, quando assume o vice-prefeito Luciano Ducci.

Em seu discurso depois do anúncio, o prefeito declarou que pretende buscar a unidade do PSDB. Richa afirmou também que todos os partidos serão bem-vindos para a construção das alianças.

Mesmo com o nome de Beto Richa lançado como candidato, a oficialização de quem vai disputar o governo acontece na convenção estadual do PSDB, em junho. Sem receber nenhum voto no encontro de hoje, o senador Álvaro Dias já afirmou que pretende levar seu nome à convenção.

O senador não esteve presente na reunião de hoje. Em seu blog, ele afirmou que “a chamada ‘pré-convenção’ é absolutamente ilegal e não surtirá qualquer efeito”. Dias disse que “a reunião afronta a legislação ao desrespeitar o calendário eleitoral estabelecido”.

Com informações do repórter Roger Pereira.