Beto Richa e Aécio Neves se encontram amanhã

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), retorna hoje da França, onde, a convite do governo local, participou do Encontro dos Ministros da União Européia, com agenda lotada.

Entre inauguração de obras e encontros com a juventude tucana, o prefeito prepara-se para receber, na noite de amanhã, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que vem a Curitiba para participar do evento Empreendedores Rurais do Paraná, que será realizado na segunda-feira, às 9h.

Richa e Aécio Neves farão a abertura do evento, que marcará a entrega de certificados para empreendedores rurais capacitados em cursos promovidos pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). O evento será no Expotrade, em Pinhais, e deverá reunir cerca de 3 mil pessoas.

Richa foi à França a convite do governo local, que neste semestre exerce a presidência da União Européia. O governo francês escolheu Curitiba como exemplo a ser apresentado, em Marselha, do dia 24 ao dia 26, na reunião de ministros de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial dos 27 países membros e de países candidatos à adesão à União Européia.

Na terça-feira (25), em discurso no encontro de ministros, Richa afirmou que as cidades têm um papel central na sustentabilidade e no fortalecimento das redes de solidariedade, junto com a sociedade, incluídos ONGs, sindicatos, universidades e empresas.

“As decisões do poder público têm mais chances de dar certo quando são compartilhadas com a população, pois o desafio da sustentabilidade é coletivo”, disse.

Após participar do evento, Beto reuniu-se, em Lyon, na última quinta-feira, com Hubert Julien-Laferriere, vice-presidente da Grand Lyon, órgão responsável pela região metropolitana de Lyon, na França. Foram discutidas iniciativas de cooperação entre Curitiba e a cidade francesa.

Logo depois, Richa se reuniu com o senador francês Jean Besson, a quem apresentou a experiência de Curitiba na área de transporte, com o uso mais intensivo de ônibus.