Beto Richa dá posse a Manassés Oliveira

O prefeito Beto Richa (PSDB) deu posse ontem ao novo secretário municipal do Trabalho e Emprego, Manassés Oliveira. ?O novo secretário é um homem afinado com os interesses dos trabalhadores e saberá cumprir os objetivos da nova secretaria, que são gerar postos de trabalho e qualificar mão-de-obra?, disse o prefeito.

?A minha escolha para a nova secretaria não é uma conquista só minha, mas do movimento sindical da nossa cidade e do nosso estado?, disse Manassés. ?Apenas 26 municípios, entre mais de cinco mil cidades brasileiras, têm uma secretaria municipal dedicada ao trabalho e ao emprego. A geração de trabalho é uma responsabilidade conjunta de todos os governos, e o prefeito Beto Richa está fazendo sua parte?, afirmou.

O novo secretário informou que, desde que Beto Richa assumiu a Prefeitura de Curitiba, em janeiro de 2005, a cidade ganhou 57 mil novos postos de trabalho, e atingiu a marca de 537 mil trabalhadores com carteira assinada. Apesar disso, segundo dados do Departamento Intersindical de Estudos Socio econômicos (Dieese), ainda existem 65 mil trabalhadores desempregados em Curitiba, e outros 200 mil trabalhadores informais, sem proteção trabalhista nem previdenciária. ?Vamos trabalhar em parceria com a sociedade para capacitar mão-de-obra e promover a inclusão no mercado de trabalho?, afirmou Manassés.

A solenidade de posse foi acompanhada por líderes sindicais de vários setores e de diversos municípios paranaenses, do Rio de Janeiro e de São Paulo. O evento reuniu cerca de mil pessoas no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e foi organizado pelas centrais de trabalhadores Força Sindical e Social Democracia Sindical.

Vários secretários municipais, administradores regionais e vereadores acompanharam a cerimônia de posse. Os deputados federais Roberto Santiago, de São Paulo, e Luiz Carlos Hauly, do Paraná, também participaram do evento. ?O prefeito Beto Richa tem uma visão de estadista ao criar esta secretaria e dar a verdadeira dimensão da importância do trabalho na sociedade?, afirmou Hauly.

A lei que criou a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego foi sancionada pelo prefeito Beto Richa na última quarta-feira. ?Com a secretaria, teremos uma estrutura apropriada para fortalecer as políticas públicas de geração de emprego e renda que adotamos desde o início de nossa gestão?, afirmou Richa.

Também foi criado o Fundo Municipal do Trabalho (FMT), que receberá recursos de convênios do Município com o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com organizações não-governamentais e órgãos de outras esferas de governo. 

Voltar ao topo