Beto quer regulamentar relações entre público e privado na tecnologia

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 15, que encaminhará à Assembleia Legislativa um projeto regulamentando a cooperação entre os setores público e privado, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico.

De acordo com a Agência de Notícias do governo, o texto já foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, presidida por Beto e formada por representantes do poder público e da iniciativa privada.

Beto defendeu a “modernização” das relações do estado com a iniciativa privada. O governo garante que o projeto, chamado de Lei da Inovação, incorporou sugestões apresentadas em audiências públicas e por representantes das universidades estaduais, da iniciativa privada e também em consulta pública na internet.

O Paraná é o único estado no Sul do país que ainda não possui uma lei de inovação. O anteprojeto de lei institui o Sistema Paranaense de Inovação, integrado por empresas e instituições com atuação na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), a Fundação Araucária e as incubadoras tecnológicas existentes no Estado. A proposta do governo prevê a participação do Estado em fundos de investimentos de empresas paranaenses cuja atividade principal seja a inovação tecnológica.