Beto quer reeditar aliança de 2004

Os dirigentes dos partidos aliados ao prefeito Beto Richa (PSDB) recomeçaram esta semana as articulações, que estavam interrompidas desde o final do ano passado, para refazer a aliança de 2004 nas eleições deste ano.  

A iniciativa partiu do presidente estadual do PP, Ricardo Barros, que se reuniu com o prefeito de Curitiba e o presidente estadual do PDT, senador Osmar Dias (PDT). Em conversas separadas, Barros informou que o PP tem interesse em indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Beto e que pretende ter uma vaga na disputa majoritária (Governo ou Senado) nas eleições de 2010.

Osmar e Barros concordam que as duas disputas estão interligadas e que os acordos para 2010 já devem ser alinhavados agora. O PP e o PDT integram a administração de Beto Richa, mas ainda não fecharam o apoio à reeleição do prefeito. ?Estamos fazendo uma prospeção. Nós já somos aliados do prefeito de Curitiba. O prefeito pediu nosso apoio e temos um processo em andamento para a eleição deste ano. Mas já informei que em 2010 temos a pretensão de uma candidatura majoritária e estamos ouvindo o que os aliados pretendem para construir as alianças de 2008?, disse Barros.

Ele afirmou que seu nome está disponível para ser candidato a uma das duas vagas ao Senado em 2010 ou ao Governo. ?Não me interessa a candidatura a vice-governador?, afirmou Barros. Ele não citou as opções de candidatos a vice-prefeito que o PP irá oferecer a Beto.

Sem conclusão

O senador Osmar Dias afirmou que a intenção do PP e do PSDB em concorrer em 2010 não interfere nas negociações em curso. ?É natural que todo o partido tente se viabilizar. Cada partido vai tentar construir o seu candidato Pode ser que lá na frente se chegue à conclusão de que não vale a pena e é melhor uma aliança?, disse Osmar, excluindo o PDT desta possibilidade. De acordo com o senador, a direção nacional do PDT já decidiu que em alguns estados, como o Paraná, haverá candidato próprio ao governo.

Osmar comentou que há espaço suficiente para variações de alianças. Ele lembrou que, em 2010, além dos candidatos a governador e a vice-governador, serão também abertas duas vagas de candidato ao Senado. Osmar mencionou também que a vaga de vice-prefeito nas eleições deste ano também faz parte desta negociação.

Petista também quer atrair PDT e PP

Foto: Anderson Tozato

Gleisi Hoffmann, presidente regional do PT: encontros para reeditar aliança nacional.

As direções do PP e PDT estão sendo procuradas pelo PT estadual para discutir uma coligação para as eleições municipais deste ano. Os dois partidos integram a administração do PSDB, em Curitiba, mas também fazem parte da coalizão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como a direção estadual do PT quer os aliados do governo nos palanques dos seus candidatos este ano, o PDT e o PP estão sendo chamados a conversar, ainda que já estejam quase comprometidos com a reeleição do prefeito Beto Richa.

?Temos uma situação estável com vistas à aliança com o PSDB, mas temos pressões do outro lado?, disse o presidente estadual do PP, Ricardo Barros, que disse não ter conseguido conciliar sua agenda com a da presidente estadual do PT e pré-candidata à prefeitura de Curitiba, Gleisi Hoffmann. Gleisi solicitou um encontro a Barros.

O PT também já enviou sinais de aproximação ao senador Osmar Dias, presidente estadual do PDT. ?O nosso partido é base do governo federal, mas também é base do prefeito. Foi por isso que eu relutei tanto em entrar na base do governo Lula?, afirmou o senador, referindo-se à posição incômoda do partido. Osmar já teve um primeiro contato com Gleisi e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, no ano passado, em Londrina, mas uma nova conversa deve ser feita agora com Gleisi já no comando do estadual do partido.

Voltar ao topo