Beto quer agora ser o mais votado do Pais

Num sinal claro de que se considera praticamente reeleito no primeiro turno, o prefeito Beto Richa (PSDB) se lança agora ao desafio de se tornar o mais votado em todo o País.

A propaganda do tucano na TV convida o eleitor a colaborar para que ele atinja essa marca. Eleitores, que se apresentam como cidadãos comuns e não atores, fazem o convite para garantir o recorde para o tucano no dia da eleição.

A propaganda está embalada nas pesquisas de intenções de votos. Desde o início da campanha eleitoral até agora, o prefeito de Curitiba nunca apareceu nas pesquisas de intenções de votos com menos de 70%. Na mais recente, feita pelo Instituto Vox Populi, ele aparece com 71%. Sua administração tem aprovação de 91%, segundo o instituto.

Em comparação com outras capitais, o prefeito de Curitiba está em condições de sonhar com o título de mais votado. Beto só perde para Cícero Almeida, candidato do PP em Maceió, que está com 80% na pesquisa de intenções de votos do Ibope, divulgada no início do mês.

Beto está empatado com Iris Resende, candidato a prefeito de Goiânia pelo PMDB, e Ricardo Coutinho (PSB), que estão com 71% das intenções de votos. Entre os tucanos, Beto é o mais bem colocado. Em Campo Grande, o tucano Nelson Tradi Filho tem 69% das intenções de votos.

Os tucanos estão apostando neste “recorde” eleitoral para reforçar um discurso, que começa a ganhar corpo em torno da candidatura de Beto ao governo em 2010.

Sair da eleição como o mais votado do País poderia ser uma carta na manga na hora de decidir quem será o candidato da coligação à sucessão estadual. E também um salvoconduto se for o caso de deixar a Prefeitura dois anos antes do final do mandato.