Beto defende maior autonomia na Europa

O prefeito Beto Richa (PSDB) afirmou, ontem, em discurso no Encontro de Ministros de Desenvolvimento Urbano da União Européia, em Marselha, na França, que as cidades têm um papel central na sustentabilidade e no fortalecimento das redes de solidariedade, junto com a sociedade. “As decisões do poder público têm mais chances de dar certo quando são compartilhadas com a população, pois o desafio da sustentabilidade é coletivo”, disse Richa.

A afirmação do prefeito coincidiu com um movimento que começa a se fortalecer na Europa, onde as administrações das grandes cidades pressionam por mais autonomia nas decisões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Até 2013, serão liberados 25 bilhões de euros pelos governos centrais para investimentos nas cidades européias.

“Hoje, as cidades européias estão cada vez mais comprometidas com políticas de sustentabilidade e recuperação de ambientes urbanos degradados. A experiência de Curitiba, com políticas de inclusão de pessoas e projetos sociais e educacionais, vem ao encontro do trabalho que estamos fazendo”, disse Rudolph Schicker, secretário executivo de Planejamento Regional e Transporte de Viena, Áustria.

A viagem de Richa é custeada pelo governo francês, que escolheu Curitiba como exemplo a ser apresentado na reunião de ministros de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Planejamento Territorial dos 27 países membros e de países candidatos à adesão à União Européia, cuja presidência é exercida pela França neste semestre.

Após o discurso, Richa participou da entrevista coletiva dos ministros europeus, ao lado de Jiri Cunek, da Republica Tcheca, de Elisabet Falemo, da Suécia, e de Hubert Falco, secretário de Estado da França para Questões Territoriais.