Beto cobra medidas de Requião e provoca Cassio

Ao apresentar ontem seu plano de governo, o candidato do PSDB à prefeitura de Curitiba, Beto Richa, cobrou medidas de segurança mais permanentes do governo do Estado e provocou o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) sobre a concepção do programa “Mãe Curitibana”. Beto Richa disse que queria fazer um apelo ao governador Roberto Requião (PMDB) para que mantenha o policiamento intensivo nas ruas da cidade depois das eleições de 3 de outubro.

Em relação a Taniguchi, o candidato tucano disse que não queria voltar a discutir a paternidade do programa de atendimento a gestantes, mas que da maneira como o prefeito reafirma a “paternidade” da idéia, parece que essa foi sua única realização em oito anos. Beto disse que o programa foi concebido pelo deputado estadual Luciano Ducci (PSB), candidato a vice-prefeito. “Foi ele (Ducci) que idealizou sim. Ele tem a formação de médico. É um pediatra. Não podemos imaginar que um engenheiro criaria o programa”, atacou Beto, fazendo alusão à profissão de Taniguchi, formado em engenharia eletrônica.

Apesar da crítica ao governo, Beto Richa disse que, se eleito, não teria nenhum problema maior de relacionamento com Requião que pudesse interferir nas relações entre a administração municipal e o governo estadual. “Existe um respeito mútuo entre nós. Temos divergências políticas e partidárias. Mas vou propor uma trégua ao governador e acredito que não teríamos problemas. Ele seria um grande parceiro da cidade”.

Propostas

As propostas de Beto para a cidade ocupam 63 páginas de um documento registrado em cartório. O candidato tucano disse que a área de educação será a prioridade de sua administração, com destaque para o ensino pré-escolar. Beto mencionou que existem 15 mil crianças na fila de espera por uma vaga nas creches, que na sua gestão seriam destinadas a atender crianças entre zero e três anos. As demais seriam abrigadas nas pré-escolas.

O tucano voltou a garantir que tem condições de reduzir a tarifa de transporte coletivo. Uma das formas seria alterar a composição da planilha de custos do sistema. Segundo o candidato, a planilha foi feita com base em uma lei municipal de 1990 e de lá para cá, houve avanços tecnológicos que permitem modificações no peso dos insumos no valor da tarifa. Embora integrante da atual administração, Beto afirmou que suas propostas têm um caráter de mudança na concepção da cidade. “Por ter feito parte da administração conheço os erros e acertos e posso corrigir muita coisa”, afirmou.

Voltar ao topo