Berzoini e Pont fazem o último round no Paraná

Os dois candidatos à presidência nacional do PT, o deputado estadual Raul Pont, do Rio Grande do Sul, e o deputado federal paulista Ricardo Berzoini, participam hoje, dia 8, em Curitiba, do segundo e último dos debates do segundo turno da eleição que será realizada neste domingo, dia 9, em todo o país. Berzoini e Pont estarão discutindo suas propostas com a militância no auditório da Uniandrade, a partir das quinze horas deste sábado.

Candidato do Campo Majoritário, Berzoini encerrou o primeiro turno em primeiro lugar com 42% dos votos de todo o país. Raul Pont, candidato da tendência Democracia Socialista, obteve 14,7% dos votos, classificando-se para o segundo turno por uma diferença de apenas 179 votos sobre o candidato da Articulação de Esquerda, Walter Pomar, que ficou com 14,6% dos votos.

Mas neste segundo turno, Pont está pedindo os votos de Pomar e dos demais candidatos da chamada esquerda do partido, Plínio de Arruda Sampaio e Markus Sokol e o militante Luiz Gonzaga. Plínio de Arruda Sampaio deixou o PT e se filiou ao PSOL, junto com um grupo de deputados, mas deixou um patrimônio de votos que Pont está buscando conquistar. Ele ficou em quarto lugar com 13,3% dos votos.

  João de Noronha / GPP
João de Noronha / GPP

Pont: oposição.

Pont obteve a promessa de apoio da deputada federal Maria do Rosário, que ficou em quinto lugar na classificação nacional e pertence à corrente Movimento PT. Maria do Rosário disse que apóia, mas em troca exigiu o compromisso de Pont de que apoiará a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O deputado federal Dr. Rosinha, que coordena a campanha de Pont no Paraná, disse que somados os votos obtidos no primeiro turno por Pomar, Sampaio, Sokol e Maria do Rosário, o campo adversário a Berzoini representa uma fatia de 57,3% dos eleitores que votaram no primeiro turno.

No Paraná, Berzoini tem o apoio do presidente estadual reeleito do partido, deputado estadual André Vargas, e dos deputados Natálio Stica, Ângelo Vanhoni, Hermes Fonseca e Luciana Rafagnin.

O presidente estadual do partido percorreu o estado durante estas duas últimas semanas pedindo votos para Berzoini. Vargas, segundo sua assessoria, acredita que Berzoini é o favorito da eleição do próximo domingo. Antes do debate previsto para hoje, os dois candidatos à presidência nacional do PT concedem entrevista coletiva. A de Ricardo Berzoini deverá ser às 10 horas no Hotel Centro Europeu, na rua João Negrão, 780. E a de Raul Pont será às 11 horas no escritório político do Dr. Rosinha, na rua Lamenha Lins, 80, os dois locais no centro da cidade.

Local

Em Curitiba também haverá segundo turno para a presidência do partido. O ex-vereador Adenival Gomes disputa o comando do diretório municipal com o também ex-vereador Pedro Paulo Costa. Adenival apóia a candidatura de Pont e Pedro Paulo, a de Berzoini.

Voltar ao topo