Base pedetista busca unidade

Dirigentes e membros de direções municipais do PDT, reunidos em Guarapuava no último domingo, oficializaram o desejo de contribuir para a busca da unidade interna e a concretização das metas trabalhistas. O encontro foi promovido pelo “Movimento das Bases Pedetistas”, coordenado por 11 presidentes de direções municipais e 11 conselheiros que também atuam como dirigentes ou em movimentos organizados, que ao final aprovaram documento contendo as posições aprovadas na ocasião.

Segundo os manifestantes, “as convenções partidárias devem resultar de plano partilhado e ações que correspondam também com o pensamento nacional da legenda”. Para encaminhar o processo, o movimento defende que na nova direção estadual do PDT, que está para ser recomposta, “haja equilíbrio entre bases e cúpulas, detentores de mandatos e militantes, ou mesmo entre lideranças maiores para que nenhuma corrente ou liderança se sobreponha à outra sem a necessária intermediação do partido”.

Em relação às eleições de 2006, as bases pedetistas consideram salutar que as principais lideranças do partido sejam cogitadas para as disputas majoritárias. Entendem, porém, que “as definições muito antecipadas dificultam o crescimento qualitativo da instituição partidária”. Por isso antes de definir candidatos, querem o fortalecimento do partido através de núcleos de apoio às teses programáticas do trabalhismo em todos os municípios para oferecer sustentação às futuras campanhas.

A redefinição dos rumos do PDT estadual também foi discutida no encontro de Guarapuava. As bases pedetistas reclamam a realização de debate sobre a postura do partido e de seus representantes na Assembléia Legislativa frente ao governo estadual.

Voltar ao topo