Barbosa Neto vence com 54,12% dos votos

O deputado federal Barbosa Neto foi eleito ontem prefeito de Londrina. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato do PDT obteve 135.507 votos, ou 54,12% do total de votos válidos, contra 114.867, ou 45,88%, de seu adversário, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Os votos brancos somaram 7.004 (2,57%) e nulos 15.624 (5,72%). A diplomação de Barbosa Neto, terceiro colocado no pleito do ano passado, deve acontecer, segundo o TRE, até 28 de abril. Após esse prazo, a Câmara Municipal terá até uma semana para confirmar a nomeação, o que deve ocorrer até 5 de maio.

A vitória do candidato do PDT, no entanto, ainda pode sofrer revés, já que Antônio Belinati, reeleito nas eleições de outubro do ano passado, recorreu contra a cassação de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral. Barbosa, que recebeu o apoio de Belinati, ressaltou a imagem do aliado como um dos personagens mais importantes da história da cidade. Ele afirmou que não teria problemas em deixar a prefeitura caso Belinati tenha seu recurso deferido.

Compromissos

Durante a primeira entrevista coletiva como prefeito de Londrina, Barbosa Neto afirmou que sua gestão será marcada por obras e o cumprimento dos compromissos assumidos. O ex-deputado disse que a primeira grande preocupação é com o orçamento do município. “Temos R$ 12 milhões para administrar durante o ano todo. Vamos ter que reduzir gastos e aumentar a arrecadação”, disse.

Mesmo derrotado, Hauly comentou que respeita a decisão popular. Contudo, questiona o menor número de votos recebido ontem, em relação ao segundo turno com Belinati. “Fiz 130 mil votos na primeira eleição e agora 114 mil. Não sabemos para onde foram esses eleitores. Londrina precisa ponderar essas questões”, disse Hauly. Esta é a quarta vez que ele disputou a prefeitura.