Bancada quer opinar na sucessão dentro do PMDB

A bancada federal do PMDB pretende participar das discussões sobre a escolha do novo presidente estadual do PMDB. O governador eleito Roberto Requião não pode acumular o governo e a presidência do partido. As articulações para eleger o deputado estadual eleito, Dobrandino da Silva, para substituir Requião no comando do PMDB, despertaram os deputados federais que defendem o nome do colega Gustavo Fruet, segundo vice-presidente na atual composição da comissão executiva, para o cargo.

Os deputados federais Osmar Serraglio, Moacir Micheletto, José Borba e Gustavo Fruet conversaram ontem em Brasília sobre o assunto. Micheletto, Serraglio e Borba defendem o que chamam de “sucessão natural” no PMDB, já que Fruet é o 2.º vice-presidente na Comissão Executiva. O 1.º vice-presidente é o deputado estadual e futuro chefe da Casa Civil, Caito Quintana. Como passará a compor a equipe de governo, Quintana não pretende continuar integrando a direção partidária.

Os deputados federais peemedebistas defendem que o debate sobre a sucessão no partido precisa necessariamente envolver todas as lideranças, começando por Requião, passando pelos deputados federais e estaduais e incluindo prefeitos, vereadores e lideranças locais. Os deputados defendem ainda a reorganização do partido, inclusive nos grandes centros, como Curitiba, onde ele está desestruturado desde a última eleição municipal.

A bancada peemedebista volta a conversar sobre o assunto, amanhã, em Curitiba, durante um almoço. O grupo também vai discutir a atuação do PMDB paranaense na bancada federal. A bancada do PMDB do Paraná será a segunda maior do partido. A primeira é a do Rio de Janeiro. O PMDB paranaense elegeu seis deputados federais. A bancada paranaense quer participar do processo de mudança da liderança do partido na Câmara. “O PMDB tem que mudar o comportamento no congresso. E isso passa por uma nova postura na liderança. Nós temos que trabalhar programaticamente”, afirmou Gustavo.

Voltar ao topo