Bancada do PSDB ganha três novos deputados

Os deputados Valdir Rossoni, Luiz Accorsi e Nelson Garcia assinaram a ficha de filiação ao PSDB, na sede estadual do partido em Curitiba. Com o ingresso dos três deputados, o presidente estadual da legenda e vice-prefeito de Curitiba Beto Richa pretende reunir a bancada tucana – agora com sete integrantes – na Assembléia Legislativa para decidir a posição que adotarão em relação ao governo do Estado.

“O partido está solto na Assembléia. Vamos reunir a bancada e buscar uma linha de atuação”, afirmou o presidente estadual do partido.

Beto defende que a bancada atue de forma independente do Palácio Iguaçu. “Ainda é cedo. Acho que podemos cobrar as promessas e compromissos da campanha eleitoral e fiscalizar o governo, que já é papel do deputado. Mas não há necessidade de fazer oposição sistemática e poderemos votar favorável às iniciativas do governo que forem boas”, disse o presidente do partido.

A bancada do PSDB está dividida quanto ao relacionamento com o governo. No grupo que ingressou ontem no PSDB, Rossoni e Accorsi integram o bloco de oposição ao governo. Nelson Garcia, que deixou o PFL, quase foi para o PMDB, antes de se decidir pelo PSDB. Entre os deputados antigos, Ademar Traiano também está na oposição ao governo. Hermas Brandão, Chico Buhrer e Nelson Tureck são mais próximos do Palácio Iguaçu.

Nas eleições municipais do próximo ano, o partido, por uma orientação nacional, tem a intenção de se aliar preferencialmente ao PFL que, no Paraná, é quase todo oposição ao PMDB.

Na mesma reunião, Beto Richa abonou as fichas de filiação do ex-deputado estadual Eduardo Trevisan, do prefeito de Jaguariaiva, Ademar de Barros (ex-PFL), do vice-prefeito de Irati, Orlando Agulhan (ex-PTB), e das lideranças da região de Laranjeiras do Sul Berto Silva (ex-candidato a deputado federal pelo PTB) e Odilon Cunha (ex-candidato a vice-prefeito pelo PFL).

Nova feição

A saída de Rossoni e Accorsi do PTB proporcionou uma nova feição à bancada do partido na Assembléia Legislativa. Agora, os três deputados que integram a bancada são de orientação governista. O deputado estadual Carlos Simões assumiu ontem a liderança da bancada informando que o “PTB agora é 100% governo”. Os outros dois deputados, Jocelito Canto e Ailton Araújo, apóiam o governo.

Voltar ao topo