Bancada do PMDB dá apoio a Pessuti

Em um jantar no restaurante Família Fadanelli, em Santa Felicidade, anteontem à noite, doze dos quinze deputados do PMDB decidiram apoiar a pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) à sucessão estadual de 2010. O grupo espera que o vice-governador consolide seu nome no partido e também ante a opinião pública.

De licença do cargo e em viagem aos Estados Unidos, Pessuti não participou do encontro. Por enquanto, a bancada aparenta despreocupação com a posição do governador Roberto Requião (PMDB) sobre o assunto.

Requião ainda não se manifestou, mas nos bastidores, comenta-se que Pessuti não é o candidato dos sonhos do governador, apesar de ter escolhido o peemedebista duas vezes para ser o candidato a vice-governador na sua chapa ao governo, em 2002 e 2006.

Arquivo
Pessuti: viagem para os EUA.

O presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, disse que a bancada deu um sinal na direção de Pessuti, mas que cabe a ele construir o resto do caminho.

Sobre a posição de Requião, o dirigente do PMDB apenas comentou: “O partido é o partido. Pode haver posições individuais. Muitas pessoas poderão ter suas preferências”.

No Palácio

Um dos pontos de sustentação da candidatura de Pessuti entre os deputados é a perspectiva de poder a curto prazo. A maioria acredita que Requião irá deixar o governo em março de 2010 para se candidatar ao Senado ou até mesmo à Presidência da República e Pessuti será governador por nove meses. Uma posição que poderia proporcionar impulso à sua candidatura ao governo, avaliam os peemedebistas.

Arquivo
Requião: Pessuti não é dos sonhos.

O jantar teve três ausentes. Os deputados Caito Quintana e Luiz Eduardo Cheida, que estavam viajando, e Mauro Moraes, que anda às turras com o governo e já sugeriu que seu candidato em 2010 será o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB). Na campanha eleitoral deste ano, Moraes acompanhou Beto em várias atividades.

Uma das sugestões já feitas a Pessuti pela bancada é que ele busque estruturar sua pré-candidatura nas bases e lideranças do partido no interior do Estado. Se conseguir atrair o PMDB integralmente para o seu projeto, poderá dificultar uma eventual resistência do governador ao lançamento de sua candidatura, analisa a bancada.