Entre os 513 parlamentares da Câmara Federal, 367 não compareceram a um quarto das reuniões de comissão temática desde o início do mandato. Entre todos, há um restrito grupo de três deputados que ostenta mais de 90% de ausências.

continua após a publicidade

O levantamento foi feito pela Organização Não Governamental Transparência Brasil. A bancada do Paraná está no grupo das menos faltosas, embora ostente uma média de faltas de 34%.

Desde fevereiro de 2007, quando teve início a atual legislatura, faltaram a mais de 25% das reuniões de comissão temática nada menos do que 367 deputados federais (71,5% dos 513 parlamentares da Casa), de acordo com levantamento feito a partir de dados do Excelências, projeto da Transparência Brasil que reúne dados sobre mais de 2 mil parlamentares das principais Casas legislativas brasileiras. Se fossem estudantes, esses 367 deputados seriam reprovados por excesso de faltas.

No Paraná, o ranking ficou assim: Giacobo (PR), 78% de faltas, Assis do Couto (PT), 54%, Odílio Balbinoti (PMDB), 50%, Ângelo Vanhoni (PT) 49%), Airton Roveda (PR) 49%, Afonso Camargo (PSDB), 49%), Hermes Parcianello (PMDB) 44%, Abelardo Lupion (DEM), 43%, Alfredo Kaefer (PSDB), 43%, André Vargas (PT), 43%, Marcelo Almeida (PMDB), 40%, Cesar Silvestri (PPS) 39%, Ratinho Junior (PSC)39%, Andre Zacharow (PMDB), 39%, Dr.Rosinha (PT), 36%, Luiz Carlos Hauly (PSDB), 36%,Ricardo Barros (PP), 33%, Alex Canziani (PTB) 29%, Dilceu Sperafico (PP), 29%, Chico da Princesa (PR) 28%, Nelson Meurer (PP), 26%, Hidekazu Takayama, (PSC), 25%, Rodrigo Rocha Loures (PMDB), 24%, Wilson Picler (PDT), 23%, Luiz Carlos Setim (DEM), 19%, Moacir Micheletto PMDB), 15%, Osmar Serraglio (PMDB), 14%, Eduardo Sciarra (DEM), 10%, Gustavo Fruet (PSDB), 9%. O levantamento não traz a participação do deputado Luciano Pizzato (DEM), suplente de Alceni Guerra (DEM), que está licenciado.

continua após a publicidade

Os dez deputados mais faltosos às reuniões de sessão temática (os dados foram atualizados em 26 de julho de 2009 e consideram faltas as ausências justificadas e as não justificadas) são os seguintes: Jader Barbalho (PMDB-PA), com 100% de faltas, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com 97%, Alberto Silva (PMDB-PI), com 93%, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 87%, Enio Bacci (PDT-RS), com 87%, Vadão Gomes (PP-SP), com 87%, Olavo Calheiros, (PMDB-AL), com 85%, Clóvis Fecury (DEM-MA), com 82%, Marcos Antonio (PRB-PE), com 81%, Jovair Arantes (PTB-GO), com 80%.

A bancada mais faltosa, considerando-se as treze maiores legendas da Casa (com ao menos dez deputados), é a do PDT, com média de falta em torno de 44%.

continua após a publicidade

Quando se leva em conta os quatro maiores partidos da Câmara dos Deputados (DEM, PMDB, PSDB e PT, que têm mais de cinquenta parlamentares cada um), o mais faltoso é o PMDB, com 40%. A bancada com a menor média de faltas é a do PCdoB.

Excetuando-se os estados de Norte e Nordeste, a bancada que mais falta é a de Goiás. No eixo Sul-Sudeste, os deputados que menos frequentam as reuniões de comissão são os do Rio Grande do Sul.

No cômputo geral, a bancada mais faltosa é a do Rio Grande do Norte com 50% de faltas, seguida pela banda do Pará com 48% e a do Maranhão com 46% de faltas. As três bancadas com as menores médias de faltas são as de Tocantins (26%), Distrito Federal (28%) e Santa Catarina (31%).