SISTEMA

Atendimento agendado acelera recadastramento biométrico na capital

O novo sistema de agendamento adotado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no início deste mês tem diminuído o tempo de espera e de atendimento dos eleitores de Curitiba, que precisam fazer o recadastramento biométrico para votar nas eleições de 2012.

Da média de 4 mil eleitores atendidos diariamente no TRE-PR, mais de 2,7 mil já são pela forma agendada, mais rápida e organizada. O sistema começou a ser adotado depois das grandes filas e espera que se formou no TRE-PR nas primeiras semanas, quando o tempo para ser atendido podia ultrapassar três horas, em horários de pico.

Hoje, quem optar por aparecer no TRE-PR sem agendar continua correndo o risco de demorar mais para ser atendido. De acordo com Izabel Leuch, uma das responsáveis pela Central de Atendimento ao Eleitor em Curitiba, são 197 guichês à disposição dos eleitores. “O movimento começa a aumentar no período da tarde e nas últimas semanas de cada mês”, conta.

O comparecimento é obrigatório para os 1,25 milhão de eleitores da capital paranaense e o recadastramento se estende até 20 de janeiro do ano que vem. Depois desse dia, os títulos de eleitor que não foram recadastrados serão automaticamente cancelados.

Eleitores que tiveram algum imprevisto ou que se encontrem fora do Brasil ainda terão um período até 9 de maio de 2012 para tentar regularizar a situação. Nessa data, os TREs do Brasil encerram os cadastros para as eleições de outubro. No dia da votação será possível justificar.

No dia da votação, a identidade do eleitor será confirmada pelas impressões digitais de cada pessoa. Se houver dúvidas ou se a digital não for reconhecida, o mesário irá conferir na listagem que vai ter nome e foto de cada eleitor da sessão.

Plantão

O TRE-PR vai atender os eleitores inclusive na próxima quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi. Confira informações adicionais no quadro abaixo:

Arte: Edgar Larsen