Assembléia quer esclarecer dúvidas sobre Cohapar

Os deputados estaduais aprovaram ontem, 18, um pedido de informações sobre a situação financeira da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). O requerimento foi apresentado pelo líder da oposição, deputado Élio Rusch (DEM), e teve a concordância da bancada governista. O líder do governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que presidiu a empresa até 2006, disse que as dúvidas sobre a Cohapar devem ser esclarecidas.

Há alguns meses, Romanelli havia prometido responder a todos os questionamentos levantados pela oposição, que denunciou uma crise na empresa, que estaria atrasando o pagamento de fornecedores e prestadores de serviços.

Mas de acordo com Rusch, as respostas foram inexistentes ou insuficientes. À época, o atual presidente da empresa, Rafael Greca, explicou que houve um atraso no repasse dos recursos orçamentários da Cohapar.

No pedido aprovado ontem, Rusch pediu ao governo que esclareça sobre a existência de dívidas, a identificação dos credores e as razões da interrupção dos pagamentos. Rusch pediu ainda um relatório de convênios firmados com o governo federal e a Caixa Econômica Federal para a construção de conjuntos habitacionais.