Assembléia lembra 150 anos de leis estaduais

A Assembléia Legislativa comemorou ontem os 150 anos das duas primeiras leis do Estado. Uma delas elevou Curitiba à capital da Província do Paraná e a outra criou o Poder Judiciário, em 1854. Entre os convidados, o governador Roberto Requião e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Oto Luiz Sponhoz.

O presidente da comissão que comemorara os 150 anos do Estado do Paraná, deputado Rafael Greca (PMDB), lembrou que quando Curitiba foi elevada à condição de capital tinha apenas 5.819 habitantes e havia 308 casas, sendo que 52 estavam em construção.

A primeira sede da Assembléia Legislativa foi uma casa que ficava onde hoje está o prédio da Biblioteca Pública do Paraná. Na época, a rua se chamava Rua do Jogo da Bola, que mais tarde passou a ser conhecida como Rua da Assembléia e finalmente Dr. Muricy.

Depois da Proclamação da República, o Legislativo passou a ocupar o Palácio do Congresso Legislativo, na Rua da Liberdade. Mas, em 1882, começou a ser construído uma nova sede, um prédio em estilo neo-clássico, onde funciona hoje a Câmara Municipal. O Poder Legislativo mudou do Centro Cívico para a sua atual sede.

Para comemorar o sesquicentenário, foram restaurados os manuscritos originais com as duas leis. Além disto, uma fotografia rara, do primeiro plenário, ajuda a contar como foi a estruturação do Legislativo. Ela foi doada pela família do pintor Arthur Nísio e vai para o Arquivo Público do Estado. Também foi lançada ontem a coleção Páginas Escolhidas, com cinco volumes.

A obra trata da história do Estado, da literatura, dos símbolos estaduais, das comemorações e dos discursos dos 150 anos.

Voltar ao topo