Assembléia Legislativa aprova Correia como interventor

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou ontem a indicação do vice-prefeito de Matinhos, José Maria Correia (PMDB), para ser o interventor no município por um ano. Correia foi sabatinado pelos deputados, que fizeram poucas perguntas. A indicação foi encaminhada à Assembléia na terça-feira pelo governador Roberto Requião (PMDB). Agora, Requião vai baixar decreto oficializando o nome do interventor, que deverá assumir o posto até amanhã.

Correia disse ontem que, como vice-prefeito, não tinha acesso às informações e documentos sobre decisões do prefeito Acindino Duarte (PMDB), que está afastado do cargo desde que uma auditoria do Tribunal de Contas constatou um desvio de R$ 2,6 milhões dos cofres municipais. A auditoria também apontou que, em 2002, a Prefeitura não aplicou os 25% da receita em Educação, como determina a Constituição Federal de 1988.

José Maria Correia foi secretário de Governo durante o mandato de Requião na Prefeitura de Curitiba, em 1986. Também foi vereador de Curitiba, diretor da Companhia de Informática do Paraná e delegado-chefe da Polícia Civil, durante o primeiro mandado de Requião no governo.

O interventor afirmou que somente detectou alguma irregularidade quando assumiu a Prefeitura por dez dias, em dezembro do ano passado. Ele comentou que o fato de ter sido eleito vice não significa que ele tenha alguma afinidade política com o prefeito. Como interventor, ele afirmou que uma das suas primeiras ações será o resgate da auto-estima da população e a recuperação do potencial turístico do município.

Acindino Duarte já ingressou no Tribunal de Justiça com pedido de anulação da intervenção no município.

Voltar ao topo