Assembléia elege novo 1.º vice nesta terça-feira

A Assembléia Legislativa elege hoje, em sessão especial marcada para as 14h30, o novo 1.º vice-presidente da Mesa Executiva, em substituição ao petista Natálio Stica, que renunciou ao cargo para assumir a liderança do governo na Casa.

Até ontem à noite, o presidente, deputado Hermas Brandão (PSDB) e líderes das bancadas com assento no Legislativo estadual buscavam uma solução de consenso que mantivésse a correlação de forças responsável pela composição da Mesa atual, com a participação do PT.

Atendendo ao apelo dos líderes, o 2.º vice-presidente, deputado Augustinho Zucchi (PDT) aceitou retirar sua postulação em favor da candidatura do petista André Vargas. Ratinho Júnior (PPS), porém, apesar dos esforços de Brandão e do líder de sua bancada, deputado Marcos Isfer, pediu tempo para pensar e só deve dar sua resposta hoje. Ontem ele se mostrava disposto a levar a candidatura até o fim, alegando que contava com manifestações de apoio de colegas de várias bancadas, inclusive da base de apoio do governo.

Tanto o candidato indicado pelo PT, deputado André Vargas, quanto o líder da bancada do governo, deputado Natálio Stica (PT), estavam confiantes num acordo que evite o bate-chapa. Na sexta-feira, quando formalizou sua renúncia, Stica disse que que já estava firmado o acordo com o PMDB. O que não esperava era a insistência dos resistentes, entre os quais se encontra o presidente do diretório estadual, deputado Dobrandino da Silva. Qualquer que seja a saída, o Regimento Interno exige que seja feita a votação secreta.

Coesão

A bancada de oposição também não havia definido sua postura até o final da tarde de ontem. Marcou uma reunião para depois da sessão plenária, especialmente para discutir o assunto. Segundo o líder, deputado Durval Amaral (PFL), também estava prevista uma conversa om Ratinho Júnior, que poderia ser fundamental para orientar a escolha: “Queremos saber se Ratinho Jr. está disposto a integrar a bancada de oposição. Se houver disposição efetiva de sua parte, podemos votar com ele. Caso contrário, a tendência é manter o acordo inicial, que garantiu a vaga do PT na administração da Casa”, adiantou.

O 1.º secretário, deputado Nereu Moura, interrompeu o repouso que vem observando em função de uma cirurgia para participar dos trabalhos de ontem. Ele defende a manutenção do acordo original para a eleição da Mesa atual, que garantiu uma vaga ao PT. Para isso, disse esperar que o PMDB, onde se encontram as principais resistências ao nome de André Vargas, vote coeso com a decisão da maioria, superando eventuais rivalidades político-eleitorais regionais. Em seu entender, democracia pressupõe respeito à decisão da maioria.

As conversas de ontem entre as bancadas e integrantes da Mesa atual antecipam, de certa maneira, as negociações para a próxima comissão executiva. Zucchi, ao que tudo indica, tem seu lugar reservado nela. A próxima Mesa será eleita em dezembro deste ano. Se as negociações de agora deixarem seqüelas, certamente dificultarão o entendimento futuro.

Voltar ao topo