Araujo vai assumir pasta de Obras

O empresário da construção civil e atual presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná, Júlio César de Souza Araújo Filho, aceitou o convite do governador Roberto Requião (PMDB) para ser o novo secretário estadual de Obras. O nome de Araújo Filho foi anunciado pelo governador a deputados da base de apoio na Assembléia Legislativa. Ele assumirá o cargo assim que o atual secretário, Marcelo Almeida, tomar posse na Câmara dos Deputados.

Almeida é o primeiro suplente da bancada do PMDB. Ele ficará com a cadeira deixada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Conforme comunicou ao governo, Almeida pretende tomar posse em Brasília no prazo de quinze dias. Ele estava apenas aguardando o governo definir o seu substituto na secretaria.

Como já havia explicado aos aliados, o governador preferiu nomear para a secretaria um nome com perfil mais técnico que político. Mas não de todo descolado do atual governo. Araújo Filho foi um dos coordenadores do comitê empresarial de apoio à reeleição do governador Roberto Requião (PMDB) no ano passado, que funcionou em Curitiba.

Posse

O presidente do Sinduscon é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná (1983) e pós-graduado em finanças pela Faculdade de Administração e Economia (FAE, 1986). É sócio-diretor da Construtora Arce, empresa fundada por seu pai em 1955, que presta serviços nas áreas pública e privada.

À frente da Comissão de Política e Relações do Trabalho, em duas gestões, coordenou as negociações trabalhistas do setor. Também coordenou o Comitê do Programa de Combate à Informalidade (que reúne representantes do governo, empresariado e trabalhadores), experiência paranaense que despertou interesse do setor da construção em nível nacional. Araújo está na presidência do Sinduscon desde dezembro de 2004. 

Voltar ao topo