Mais segurança

Aprovado projeto que obriga faróis acesos em veículos escolares

A Câmara de Curitiba aprovou ontem, em primeiro turno, projeto de lei que obriga o uso de faróis acesos em meia luz pelos veículos do transporte escolar. “Ligar os faróis, durante o dia, pode aumentar em até 64% a visibilidade dos veículos nas ruas e rodovias, evitando acidentes”, destaca o vereador Felipe Braga Cortes (PSDB), autor da proposta. Hoje acontece a segunda votação.

O projeto ainda previa a mesma medida para automóveis de autoescolas, mas esse item foi retirado da pauta. De acordo com o documento, quem for flagrado descumprindo a determinação pode pagar multa de R$ 100 ou de R$ 500, em caso de reincidência, se a matéria for aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito.

“Em todas as palestras ressaltamos a importância dos faróis acesos durante o dia. Deve ser usada a luz baixa. A visualização fica facilitada”, explica o soldado Gerson Teixeira, da Comunicação Social do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). De acordo com o policial, a medida deve ser aplicada nos dias chuvosos e com o tempo aberto.

Punição

Usar os faróis acesos já é obrigatório para os motociclistas, conforme o Código de Trânsito.

Veja na galeria de fotos nas ruas.