Aprovada indicação de Denise Arruda para STJ

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná Denise Martins Arruda teve seu nome aprovado com 19 votos favoráveis, duas abstenções e um voto contrário, pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar vaga decorrente da aposentadoria do ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior. O nome de Denise Martins Arruda deverá ser submetido agora ao plenário do Senado, em votação secreta.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relator da mensagem do Executivo, apresentou parecer favorável à escolha de Denise e descreveu os destaques da carreira da desembargadora. Ela nasceu no Paraná e, em 1963, diplomou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na carreira da magistratura como juíza substituta em 1966 e, em 1967, foi aprovada em concurso para juíza federal, função que desempenhou em diversas comarcas. Entre 1988 e 2002, atuou no Tribunal de Alçada do Estado e assumiu, no biênio 2001/2003, a vice-presidência do Tribunal de Justiça do Paraná.

A escolha de Denise Arruda para o cargo de ministra do STJ representa um feito histórico para o Paraná. Além de ter sido a primeira juíza de carreira a assumir o cargo de desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado, ela será – se aprovada no Senado – a primeira representante nascida no Paraná a compor o STJ.

Desde dezembro de 1996, o Estado tem outro integrante no Superior Tribunal de Justiça: o desembargador Felix Fischer. O desembargador Milton Luiz Pereira foi o primeiro paranaense a assumir uma vaga no STJ. Ele se aposentou em dezembro do ano passado, depois de ocupar o cargo por dez anos.

Voltar ao topo