A vice-prefeita de Ilhabela (SP), Maria das Graças Ferreira, a Gracinha (PSD), assumiu o comando do Executivo municipal após a cassação do prefeito Márcio Tenório (MDB), pela Câmara. Baiana de Uruçuca, ela tem 58 anos. No dia 16, por 7 votos em votação na Câmara do município do litoral Norte de São Paulo, foi decretado o fim do mandato do emedebista. Houve duas abstenções.

continua após a publicidade

O ponto central da investigação da Comissão Permanente da Câmara se refere à contratação de uma empresa para realização de evento em Ilhabela. O evento não ocorreu, mas mesmo assim o então prefeito depositou o valor na conta da empresa, R$ 519 mil.

continua após a publicidade

O prefeito cassado chegou a apelar à Justiça, sob a alegação de imparcialidade de seus julgadores. No entanto, os pleitos foram rejeitados.

continua após a publicidade

Tenório foi afastado das funções na tarde do dia 14 de maio no âmbito da Operação Prelúdio II, deflagrada pela Polícia Federal. A investigação apura fraude à licitação, superfaturamento de preços, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e associação criminosa na gestão do político.