O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, classificou como “gentil” seu comportamento em relação à adversária Dilma Rousseff (PT). Questionado sobre por que decidiu ser incisivo com a ex-ministra no debate de hoje, promovido pela Folha de S.Paulo e pelo UOL, respondeu: “Eu não decidi nada, continuo sendo gentil como sempre”.

continua após a publicidade

O tucano atribuiu as discussões com Dilma ao fato de o debate ter sido mais longo. “Tendo mais tempo, a gente discute mais”. O evento, transmitido pela internet, durou duas horas e dez minutos. O debate da TV Bandeirantes, no dia 5, teve duração de duas horas. A elevação do tom de Serra contra Dilma coincide com a divulgação, na segunda-feira, 16, da pesquisa Ibope em que a petista aparece com 43% e o tucano, com 32%.

As críticas à Dilma prosseguiram durante discurso de Serra a diretores da Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), em São Paulo, logo após o debate. O tucano acusou a candidata de copiar seu programa de atendimento médico a gestantes, o Mãe Brasileira.

“É uma ideia tão boa que a candidata do PT copiou, só mudou o nome, para Mãe Cegonha”, disse. “Não cobro royalties nem nada por patente, fico satisfeito que outros adotem aquilo que a gente vinha propondo”, acrescentou, lembrando que “quem vai tirar isso do papel sou eu, os outros vão ficar só na promessa”.

continua após a publicidade

Serra disse ainda que, se eleito, fará uma política nacional de melhoria da educação e atacou o governo federal, de Luiz Inácio Lula da Silva. “Houve um documento bom do governo federal, mas não saiu do papel, ficou só no populismo”.

Sem dizer a que cidade referia-se, o tucano citou a decisão de um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, segundo ele, “comandado pelo PT”, de proibir as creches conveniadas. “É uma loucura de se fazer, é um programa do PT”, disse. “É expulsar as creches conveniadas, para ser tudo estatal”, disse aos empresários. “Vocês imaginam a barbaridade que isso representa”, questionou.

continua após a publicidade