Âncora do Kassato Maru em Curitiba

O deputado federal paranaense Hidekazu Takayama(PAN), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão visitou ontem a redação do jornal O Estado do Paraná para comentar como estão os preparativos para as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Takayama revelou que está sendo construído um parque em Curitiba e que deverá receber o sino, a âncora e o leme do navio Kassato Maru, a embarcação que trouxe os primeiros japoneses ao país. ?O navio está afundado em águas russas, mas já conversei com o embaixador da Rússia, que se dispôs a nos ajudar?, contou.

À frente do grupo parlamentar desde o início do ano, o deputado conta que tem voltado suas ações para estreitar as relações entre os dois países, principalmente nas transações comerciais e na atração de investimentos nipônicos ao Brasil. ?São 20 senadores e 92 deputados trabalhando para reduzir as diferenças entre os países. Queremos derrubar barreiras burocráticas e aumentar a credibilidade brasileira no Japão para atrair mais investimentos?, conta.

Outra preocupação de Takayama é quanto aos ?dekasseguis?, brasileiros descendentes de japoneses que emigraram para o Japão. ?São 280 mil pessoas que enviam para o Brasil US$ 2,5 bilhões por ano e, por isso, merecem muito mais de nossa atenção?, disse. 

Voltar ao topo