AMP decide se adere à greve

A Associação dos Magistrados do Paraná decide hoje à tarde, em assembléia no Tribunal de Justiça (TJ), em Curitiba, se adere à greve recomendada pela Associação Brasileira dos Magistrados, contra a reforma da Previdência. Os juízes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Rio vão aderir à paralisação.

A greve dos servidores da Justiça do Trabalho tem adesão de 100% em Curitiba, onde as dezoito varas estão fechadas. Em todo o Paraná, 52 das 61 varas do trabalho não estão funcionando.

Em razão da paralisação, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná, juiz Lauremi Camaroski, suspendeu, por tempo indeterminado, os prazos processuais nestas varas, para evitar prejuízos as partes e aos advogados com ações e recursos pendentes. A decisão não abrange as varas de Arapongas, Cascavel, Francisco Beltrão, Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco e Telêmaco Borba, onde os servidores não aderiram à paralisação.

Os servidores da Justiça Federal do Paraná retomaram a greve nesta semana. Doze das dezenove varas de Curitiba estão fechadas. O sindicato espera que a adesão na capital chegue a 100% até o fim de semana. Em Londrina, Cascavel, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, os servidores estão em estado de greve.

INSS

Os servidores do INSS no Paraná aderiram ao movimento na semana passada, fechando as cinco agências de Curitiba e dez no interior do estado. Apenas uma agência do INSS está funcionando na Região Metropolitana de Curitiba: a de Campo Largo. Funcionários de plantão estão reagendando perícias médicas e atendendo usuários com benefícios já autorizados que tiverem problemas para retirar o dinheiro. Requerimentos para salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-doença podem ser feitos via internet, no site www.mpas.gov.br.

Servidor da UFPR pára

Os servidores técnico administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciaram ontem uma greve por tempo indeterminado. Hoje os funcionários que trabalham no Hospital de Clínicas devem aderir ao movimento grevista. A decisão de parar as atividades segue uma proposta nacional das instituições de ensino federal como forma de protestar contra o projeto da reforma da Previdência.

Ontem pela manhã, no Restaurante Universitário, os servidores fizeram uma assembléia de avaliação do movimento. De acordo com o membro da diretoria executiva do Sinditest – sindicato que representa os servidores -, Djalma de Oliveira Pedro ainda não é possível quantificar a adesão da categoria.

Mas, ele acredita que a partir de hoje mais servidores devem cruzar os braços, pois os trabalhadores lotados no Hospital de Clínicas também entram em greve.

Às 10h os servidores voltam a fazer uma assembléia para avaliar o movimento. A UFPR conta com cerca de cinco mil servidores da área técnica administrativa, desse total, cerca de 2.100 trabalham no HC.

Voltar ao topo