politica

Amoêdo diz duvidar da guinada liberal de Bolsonaro

Pré-candidato à Presidência pelo Partido Novo, João Amoêdo afirmou nesta terça-feira, 17, ser “cético” em relação às credenciais liberais do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ), que também deve se lançar à corrida ao Palácio do Planalto este ano.

“Ao análise (o caso do Bolsonaro), gosto de avaliar alguns aspectos. Primeiro: qual instituição está trazendo esse candidato, que ideias representa, que propostas ela tem e se existe coerência entre o que instituição e a pessoa falam e o que fizeram”, disse o pré-candidato, que passou a disputar com o deputado fluminense a bandeira do liberalismo no debate político. “Tenho duvidas em relação à instituição e a pessoa, que esta há muito tempo no Congresso e não claramente defende essas bandeiras”, completou. Amoêdo disse ter inclusive feito um desafio a Bolsonaro. “Dado que ele ainda tem muito tempo de mandato, ele podia aproveitar e trazer algum projeto na linha liberal”, comentou.

Alianças

O empresário foi convidado a palestrar durante a 19ª Conferência Anual de Investidores do Santander, que também recebeu hoje os ex-ministros Marina Silva e Henrique Meirelles. Assim como a pré-candidata da Rede, Amoêdo disse que ainda não entrou na discussão de possíveis alianças, mas salientou que elas serão decididas com base no alinhamento do programa das candidaturas, e não em questões como tempo de TV ou palanque. As pessoas no fundo querem renovação, coerência e a gente não poderia abrir mão disso logo na largada”, disse.

Instado a comentar de quais nomes se sente mais próximo, Amoêdo disse ter maior proximidade com nomes como Meirelles, que pode sair pelo MDB, e Flávio Rocha, do PRB, do que pré-candidatos como Manuela d’Ávila (PCdoB) e Ciro Gomes (PDT). Mas voltou à questão dos partidos: “independente da qualificação técnica do Meirelles ou do Rocha, será que os partidos vão querer sair da política profissional, abrir mão das práticas antigas, dos benefícios? Acho pouco provável”.

Voltar ao topo