Amaral tem voto dos 54 deputados

Por unanimidade, os 54 deputados estaduais elegeram o ex-secretário chefe da Casa Civil, Durval Amaral, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas (TCE). A votação para escolha do substituto de Heinz Georg Hering, que se aposentou, foi secreta. Amaral concorria somente com o auditor do TCE Claudio Augusto Canha. O tribunal é o órgão responsável por fiscalizar as contas dos 399 municípios paranaenses.

Apesar de não ter o perfil técnico que o cargo exige, Amaral negou que possa ter qualquer dificuldade ao assumir o cargo. “As duas prerrogativas do Legislativo são fazer leis e fiscalizar. Por isso, há relação direta entre o trabalho do deputado e o papel do conselheiro, são funções convergentes. Além disso, fui presidente da Comissão de Constituição e Justiça nos últimos seis anos e vou levar essa experiência de formular doutrinas jurídicas para o TCE”, argumentou.

Ataque

Antes do resultado, Canha tinha criticado a possível escolha de Amaral pelos deputados em seu discurso. “Não estamos falando de eleição para cargo político, mas sim para cargo técnico. Para cargo político, é preciso considerar a capacidade de liderança perante a comunidade. Por outro lado, para cargo técnico, o que importa é a experiência comprovada”, reclamou. O auditor tem 10 anos de atividade profissional na área.