Álvaro sondado para ocupar embaixada

Se as conversas que estão sendo conduzidas por alguns senadores aliados ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) forem bem sucedidas, o senador Álvaro Dias (PDT) pode ser indicado para ocupar uma embaixada. A informação sobre a nomeação de Álvaro para um posto diplomático foi confirmada ontem por pedetistas ligados ao senador. A Romênia e a Bélgica são os países que estariam sendo cogitados para Álvaro, que apoiou Lula no segundo turno da campanha eleitoral do ano passado, mas que perdeu o lugar no palanque do presidente para o governador Roberto Requião (PMDB).

Em caso de licença ou renúncia de Álvaro – ele tem mais quatro anos de mandato no Senado – assume a vaga o suplente Olivir Gabardo. Informações veiculadas em jornais de circulação nacional indicam que Gabardo está conversando sobre sua filiação ao PMDB, que ontem anunciou oficialmente sua incorporação à base de apoio de Lula.

Crise

Álvaro está afastado das atividades partidárias desde a eleição do ano passado. O PDT está passando por uma crise interna em que se opõem os grupos do atual presidente, Nelton Friedrich, e dos deputados que foram com Álvaro e seu irmão e também senador Osmar Dias para o partido em 2001.

Um dos deputados que podem deixar o PDT é José Maria Ferreira. O deputado confirmou ontem, na Assembléia Legislativa, que foi convidado a retornar ao PMDB, mas ainda não decidiu se irá para o partido do governador Roberto Requião. Ferreira afirmou que está estudando a proposta e que o PMDB é uma opção partidária confortável, já que esteve filiado ao partido por 26 anos, antes de ir para o PSDB, que depois trocou pelo PDT. (Elizabete Castro)

Voltar ao topo