Álvaro quer impedir uso de ?quatrilho?

A Coligação Frente Trabalhista (PDT/PTB/PPB/PRP/-PTN/ PT do B) e seu candidato ao governo, senador Álvaro Dias (PDT)ingressaram no TRE com pedido de direito de resposta contra a TV Iguaçu, o programa Tribuna na TV, seu apresentador, o deputado Ricardo Chab (PMDB) e os candidatos do PMDB ao governo, Roberto Requião, e ao Senado, Paulo Pimentel.

A ação se refere a comentário feito por Pimentel no programa de Chab, sobre o pedido de impugnação de sua candidatura feito pelo PTC. Requião também falou sobre o assunto no mesmo programa, e considerou ?uma palhaçada do grupo do quatrilho?. E disse mais: ?Este quatrilho não tem mais jeito, e o Álvaro Dias, o Janene, o Martinez e o Tony Garcia, inclusive ontem, numa reunião na Associação Comercial, o Osmar Dias deixou bem claro no seu discurso que queria se diferenciar desta gente, que ele não aceitava má companhia, que era uma imposição da verticalização dos partidos, mas que ele não podia ser confundido com o quatrilho, eu achei uma atitude muito firme, muito boa do Osmar…

Ä coligação e Álvaro Dias pedem que, em caráter liminar, a justiça proíba Requião de usar a expressão ?Grupo do Quatrilho?ou qualquer outro adjetivo ?que identifique os candidatos Álvaro Dias, José Janene, José Carlos Martinez e Toni Garcia pela expressão supra citada, sob pena de multa no importe de R$ 106 410,00 a cada reiteração da ofensa?.

O advogado dos ofendidos argumenta que Requião ?parte para a ofensa à honra do representante ao incluí-lo no termo quatrilho, titulo da obra de José Clemente Pozenato e adaptado para o cinema em filme dirigido por Fábio Barreto que, conforme a crítica ?com sabor picaresco do Decameron, de Bocaccio, narra um história de adultério, onde o pecado e a transgressão acabam resultando na felicidade de todos os envolvidos?. Daí conclui que ?ao referir-se ao representante como integrante do ?quatrilho?, os representados feriram sua honra ao atribuir-lhe a falsa imputação de um acordo onde ?o pecado e a transgressão acabam resultando na felicidade de todos os envolvidos?.

PMDB contesta

Na contestação, o PMDB rebate a alegação, lembrando que Requião, como descendente de italianos, está acostumado ao uso da expressão ?quatrilho? para referir-se tão somente a um grupo de quatro pessoas, sem conotação pejorativa: ?Qualquer associação semântica diferente desta é uma criação pessoal do intérprete, como a que levou o representante a injustamente sentir-se vilipendiado em sua honra. Mas criações pessoais e associações linguísticas cerebrinas não são direitos, nem podem ser objeto de tutela jurisdicional?. Também cita a definição dada ao termo pelo dicionário Aurélio, para identificar carteado que se joga entre quatro pessoas.

A defesa cita também que no dia 19 de julho Alvaro Dias foi entrevistado pelo programa Tribuna na TV, da TV Iguaçu, Canal 4, referindo-se de modo agressivo a propostas de governo de Requião : ?Logo, o candidato da coligação representante já se manifestou no mesmo espaço televisivo sobre a participação do representado Roberto Requião, o que demonstra não ter procedência o atual pedido de resposta, já voluntariamente exercido, nem também a alegação de uso indevido daquela emissora de televisão, que abriu espaço equânime para os candidatos, inclusive para o candidato a governador representante.?

Voltar ao topo