Alvaro Dias afirma que Brasil vive “clima de guerra”

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse ontem em plenário que pesquisas sobre violência no Brasil “retratam um país em guerra”. Segundo o senador paranaense, nas grandes cidades brasileiras a porcentagem de vítimas da violência que apresentam sintomas de estresse pós-traumático é similar a de países que passaram por guerras ou conflitos armados internos na história recente, como Argélia, Camboja e Etiópia.

Alvaro pediu mais agilidade dos deputados federais na apreciação de projetos já aprovados no Senado sobre segurança pública. Ele citou como exemplo o projeto de lei de sua autoria que proíbe o contingenciamento de verbas orçamentárias referentes a programas de segurança pública.

O senador explicou que seu projeto obriga a aplicação do total de recursos previstos no Orçamento da União para a área de segurança pública. A proposta prevê que, caso a norma não seja cumprida, os ministros da Fazenda e da Justiça responderão pelo crime de responsabilidade, o que poderia incluir também o presidente da República, governadores e secretários de Segurança, acrescentou.

Alvaro comentou recente pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), segundo a qual uma em cada dez vítimas de violência da cidade de São Paulo, nos últimos 12 meses, apresenta sinais de transtorno de estresse pós-traumático.