Aliança entre PT e PMDB tem ‘liderança frouxa’, diz Ciro

O deputado e provável candidato pelo PSB à Presidência, Ciro Gomes, criticou ontem, em entrevista à “Rádio Eldorado”, a aliança do PMDB com o PT em tempos de crise no Senado. “No Brasil, nenhum partido governa sozinho. O problema não é propriamente a aliança do PT com o PMDB, mas a liderança moral e intelectual desse acordo, que em minha opinião é frouxa.”

Ainda sobre a crise política no Senado, Ciro classificou de “abominável” a censura contra o jornal O Estado de S. Paulo imposta pelo desembargador Dácio Vieira, a pedido de Fernando Sarney, filho do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). Ele afirmou que a lei brasileira prevê, em alguns casos, segredo de Justiça, mas isso não impede o jornal de publicar informações de interesse da opinião pública. “Se o jornal já tem os dados, deve ter o direito de publicá-los. A imprensa faz muito mais bem que mal à sociedade, embora nas vezes em que erra cometa abusos.”

Sobre 2010, Ciro reafirmou que deverá ser candidato a presidente, não a governador de São Paulo – como deseja o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É minha intenção ser candidato a presidente, embora pessoas que respeito dentro do meu partido continuem insistindo para que eu dispute o governo de São Paulo. Eu respeito essas opiniões”, afirmou.