Aliados compõem chapa para Mesa da Assembléia

Embora as reuniões continuem acontecendo à todo vapor, o quadro da disputa pelos nove cargos da Mesa diretora da Assembléia Legislativa não sofreu qualquer alteração. As expectativas estão voltadas para a reunião da base de apoio ao governo que acontece amanhã, às 10h, no gabinete da liderança governista.É quando poderão ser definidos os nomes para os diversos cargos. A disputa, na verdade, está centrada na 1ª secretaria, cobiçada pelos deputados Nereu Moura, líder do PMDB na Casa, e Valdir Rossoni (PTB), o atual ocupante do cargo.

O acordo entre PMDB e PT, a maior bancada eleita no dia 6 de outubro, fortalece a candidatura do primeiro, que é bem vista também pelo Paláçio Iguaçu.

Nereu estima que conta com 31 votos e pode chegar a 34. Rossoni não fala em números, mas defende o direito da oposição de pleitear o cargo. Ambos estão fechados com a candidatura do tucano Hermas Brandão à presidente. Como a tendência registrada nos últimos anos é a formação de uma chapa, dificilmente uma candidatura avulsa, mesmo que à 1.ª secretaria, conseguiria se sustentar. Isso sinaliza para uma solução de consenso, neste momento totalmente favorável ao candidato peemedebista.

Definições

De qualquer modo, a definição só deve ocorrer na última semana do mês – a eleição está marcada para o dia 1.º de fevereiro. Rossoni afirma que não pretende retirar a candidatura, e Nereu soma apoios com a forte base que está se formando em torno do governo Roberto Requião. O PT, cuja posição é decisiva para clarear o quadro, concordou em apresentar candidato a 1.ª vice-presidência e apoiar a candidatura de Nereu. O problema, por enquanto, é decidir entre os nomes de Natálio Stica, Luciana Rafagnin e Hermes da Fonseca.

A 2.ª vice-presidência pode ir para Arlete Caramês, do PPS, uma das siglas que dão sustentação ao governo na Casa . E a 2.ª secretaria foi oferecida ao PDT, que tem uma bancada de seis parlamentares. Destes, quatro são cogitados para o cargo: o novato Vanderlei Iensen, Augustinho Zucchi, Neivo Beraldin e José Maria Ferreira. Num arranjo de última hora, porém, poderia acomodar Valdir Rossoni, se ele vier a desistir da disputa pela 1.ª secretaria. A formação da chapa, como acontece tradicionalmente, deverá respeitar a proporcionalidade das bancadas (SCP).

Voltar ao topo