Alencar pode deixar hospital no sábado

O vice-presidente da República, José Alencar, pode ter alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no próximo sábado. “Ele está evoluindo bem e essa é a nossa expectativa”, afirmou Adriano Silva, chefe de gabinete de Alencar. Segundo ele, o vice-presidente tem programada uma viagem para os Estados Unidos na próxima terça-feira, onde retomará o tratamento experimental contra o câncer.

Nenhum boletim médico deverá ser divulgado hoje sobre o estado do vice-presidente porque não houve alterações relevantes no quadro de saúde do paciente, de acordo com a assessoria do hospital. No comunicado mais recente, divulgado ontem à tarde, os médicos informaram que a recuperação de Alencar, de 77 anos, evoluía bem, mas o “trânsito intestinal” ainda não tinha sido restabelecido totalmente.

O vice-presidente foi submetido na última sexta-feira a uma colostomia, procedimento cirúrgico em que se faz uma abertura no abdome por onde o conteúdo do intestino é expelido e coletado por uma bolsa externa. Foi a 15ª cirurgia para combater o câncer contra o qual o ele luta há 12 anos. Alencar está sob os cuidados dos médicos Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes e Roberto Kalil Filho.