O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira que vê com “grande preocupação” a escalada dos índices inflacionários, que, segundo ele, atinge principalmente os brasileiros mais pobres.

continua após a publicidade

Em março, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou alta de 0,79%, superando as projeções do mercado. No acumulado dos últimos doze meses até março, o indicador subiu 6,30%, aproximando-se do teto da meta da inflação, cujo centro é de 4,50%.

“É uma grande preocupação. Nós temos tido nos últimos tempos um índice inflacionário acima das metas estabelecidas”, disse. “É uma inflação que atinge a população mais pobre e a inflação de alimentos tem sido maior que o índice de preços, o que nos preocupa.”

O IPCA de março, de 0,79%, foi puxado principalmente por alimentos. O governador paulista afirmou que a ação do governo Dilma Rousseff para controlar a inflação não deve se pautar apenas pela política monetária, mas deve englobar medidas fiscais.

continua após a publicidade

“A macroeconomia não pode ser apenas com política monetária. Ela tem de ter política fiscal, ou seja, receita e despesa”, disse. O governador sugeriu também alterações na carga tributária brasileira para auxiliar a conter a inflação.