O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin, negou que tenha oferecido ao prefeito e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), a chance de sair candidato a governador em 2010 em uma aliança com os tucanos. Kassab fez a afirmação no último domingo (28), em debate eleitoral na televisão. “Com todas as letras: é mentira. Eu jamais faria isso”, afirmou Alckmin, depois de uma caminhada pela Rua da Mooca, na zona leste da cidade.

continua após a publicidade

O tucano disse que o PSDB não abriria mão de ter um candidato próprio a governador em 2010. Segundo Alckmin, o DEM teria lhe oferecido apoio para uma candidatura em 2010, em troca de sua desistência de concorrer à Prefeitura. O acordo teria sido rejeitado por Alckmin. “Comigo não tem essas coisas de cúpula, de acordo”, justificou. “O PSDB é quem decide.

O candidato da coligação “São Paulo, na Melhor Direção” (PSDB-PTB-PHS-PSL-PSDC) admitiu que antes das eleições houve negociações para que o DEM pudesse indicar um candidato a vice na chapa do PSDB. “Conversar é sempre bom”, disse. “Como o PTB tem a candidatura do vice, poderia ser outro partido.

O tucano minimizou o fato de ter aumentado a diferença de pontos entre ele e Kassab nas últimas pesquisas de intenções de votos. Para Alckmin, “está tudo na margem (de erro)”. O candidato tentará reverter a situação nesta última semana de campanha usando o argumento de que é o mais forte para vencer a candidata da coligação “Uma Nova Atitude para São Paulo” (PT-PCdoB-PDT-PTN-PRB-PSB), Marta Suplicy, no segundo turno. “Não digo que Kassab não tem chance de ganhar da Marta, mas nós temos muito mais.

continua após a publicidade

Pela primeira vez, Alckmin admitiu ter errado em sua campanha. Questionado se havia algum equívoco ou ressentimento ao final da etapa, respondeu: “Certamente, tivemos problemas de comunicação. Tivemos de fazer uma mudança (de marqueteiro) em plena campanha.” No dia 10, depois de sucessivas quedas nas pesquisas de intenções de voto, Alckmin substituiu o marqueteiro Lucas Pacheco por Raul Lima. Desde a troca, Alckmin adotou uma atitude mais agressiva em relação ao adversário, Kassab – “São Paulo no Rumo Certo” (DEM-PR-PMDB-PRP-PV-PSC).