Ainda indefinido nome do 2.º secretário da AL

A indefinição do nome que irá ocupar a segunda secretaria na chapa que disputa a mesa executiva da Assembléia Legislativa só deverá ser resolvida no dia 25. Isso porque apesar das reuniões que têm sido realizadas, ainda não há um consenso para a formação definitiva da chapa única. O indicado para a vice-presidência também ainda não foi escolhido, mas já está acertado que será um deputado do PT.

“Na minha opinião o PFL está fora do processo, e agora está tentando ressuscitar o assunto”, afirmou Nereu Moura (PMDB), confirmado na primeira secretaria. Na sexta-feira o deputado Valdir Rossoni (PTB), que a princípio ficaria com a primeira secretaria, teria desistido de concorrer à segunda em favor de Geraldo Cartário (PPS), que conta ainda com o apoio do PTB, PFL e PSDB. “O Cartário seria aceito por unanimidade”, opinou Moura.

No entanto, a vaga da segunda secretaria havia sido oferecida para o PDT. “Há um compromisso inicial com o PDT para ficar com a vaga, mas desde que o Rossoni desistiu estamos passando por uma nova conjuntura. Para remover o PDT deste posto teremos que abrir mão da composição feita inicialmente.” Neste caso, o partido seria contemplado com um outro cargo. “Colocaríamos o PDT numa outra função, talvez na segunda vice-presidência”, adiantou Moura.

Vice

Até agora dos nove cargos da mesa executiva apenas dois estão definidos. Hermas Brandão (PSDB) é candidato à presidência, e Nereu Moura ocupa a primeira secretaria. Já a vice-presidência ficará com o PT, que tem a opção de dois nomes – Natálio Stica e Hermes da Fonseca.

“O PT está deixando evoluir, ele quer uma decisão natural, sem ter que ir para o voto, sem traumas. O partido está deixando que os dois candidatos façam uma composição, para só então indicar o nome”, afirmou Nereu Moura. “A decisão do PT será pacífica, porque ele já é o dono da vaga.”

Quanto aos demais nomes, Moura disse que entre os dias 25 e 26 toda a chapa deverá estar definida.

Voltar ao topo