Agente de saúde ganha bônus de 20% neste mês

Os agentes comunitários de saúde vão receber bônus de 20% sobre o salário-base. O benefício será pago no salário de junho, incluindo o bônus deste mês. O anúncio foi feito pelo prefeito Cassio Taniguchi, durante sessão solene na Câmara de Curitiba, na quarta-feira, em homenagem aos agentes de saúde. Foram homenageados 100 profissionais, representando os 1.170 agentes que atuam no município.

“É uma grande conquista, um reconhecimento à importância do trabalho de pessoas que estão em contato direto com a população”, comemorou o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Curitiba, Moacir Train.

Ao fazer o anúncio, o prefeito destacou que os agentes curitibanos são referência no País que a cidade reconhece a importância que têm no dia-a-dia da população. “Eles fazem um trabalho maravilhoso, cuidam com carinho e dedicação da saúde da comunidade”, afirmou Cassio.

Avaliação

O Bônus Qualidade para Agentes Comunitários de Saúde condiciona o recebimento da gratificação à avaliação de desempenho do profissional. Os agentes serão avaliados pela produção individual, participação em reuniões com a equipe de saúde e comunidade e presença nos processos de formação e educação permanente.

“O bônus é uma forma de motivar os agentes e valorizar seu trabalho”, disse o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto. “Ganham os profissionais e ganha a população, que vai receber atendimento de melhor qualidade”. Os agentes fazem parte do Programa Agente Comunitário de Saúde (PACS), criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil.

Atuação

São os agentes que fazem a ligação entre as famílias e o serviço de saúde, visitando os moradores de seu bairro que necessitam de maior acompanhamento pelo menos uma vez por mês. Eles também estimulam a comunidade a adotar práticas saudáveis de vida. As ações ajudam a reduzir a mortalidade infantil, combater a dengue, evitar o agravamento de doenças – como diabetes e hipertensão -, e a aumentar a cobertura de vacinas.

Voltar ao topo