Afif acha ‘natural’ aliança entre PSDB e PSD em SP

O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, avaliou hoje como “natural” a existência de tratativas em torno de uma eventual aliança entre PSDB e PSD para a sucessão municipal paulista em 2012. O vice-governador, que trocou o DEM pelo PSD, também negou que a criação da nova sigla tenha criado uma cisão entre a Prefeitura de São Paulo e o Palácio dos Bandeirantes. “O PSD veio para confirmar a aliança que foi feita nas eleições e continuamos com um trabalho entrosado. Não há rompimento em nenhum momento entre a Prefeitura e o governo do Estado”, afirmou, após participar do II Fórum de Cooperação Internacional, promovido na capital paulista.

“Esta aliança continua e, portanto, é natural se conversar e dar continuidade a esse projeto”, afirmou. Uma aliança entre PSDB e PSD, hipótese que vinha sendo descartada nos últimos meses por membros das duas siglas, ganhou força nos últimos dias, após o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ter manifestado a aliados do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, interesse no tema.

O prefeito teria dito a tucanos que não se pode fechar as portas de uma eventual aliança e que as duas siglas devem manter um diálogo permanente. A expectativa é de que o prefeito reafirme esse discurso amanhã (7) ao secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, em reunião na capital paulista. A avaliação tanto de membros do PSD como do PSDB é de que uma eventual aliança entre os dois partidos evitaria uma maior fragmentação do cenário eleitoral em São Paulo.

A atual dificuldade na costura de um acordo está na definição do candidato que representaria a aliança na disputa municipal. O prefeito tem defendido, segundo aliados, o nome do vice-governador de São Paulo, o que não tem agradado a tucanos, que não pretendem abrir mão de uma candidatura própria na corrida eleitoral. Uma solução para o impasse, na avaliação de integrantes do PSD e do PSDB, seria o lançamento da candidatura do ex-governador José Serra, que tem negado publicamente a pretensão de entrar na disputa.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, que também estava presente no evento de hoje, afirmou ser possível uma aliança entre as duas siglas. O também pré-candidato tucano à disputa municipal destacou, contudo, que uma conversa nesse sentido precisa ser conduzida pelo presidente municipal do PSDB em São Paulo, Julio Semeghini.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna