Que confusão!

Advogado de Lula critica Moro e diz que PF não poderia ter se recusado a cumprir decisão

Foto: Agência Brasil
Lula Foto: Agência Brasil

Em entrevista concedida à imprensa no início da tarde desta segunda-feira (9), o advogado Cristiano Zanin, que representa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou o juiz federal Sergio Moro por querer interferir na decisão proferida pelo desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), neste domingo (8), concedendo liberdade ao petista.

“Evidentemente que, quando você tem um juiz de primeira instância [Moro] que está em férias e não tem mais jurisdição sobre o caso atuando para impedir o cumprimento de uma decisão proferida por um tribunal superior que restabelecia a liberdade do ex-presidente Lula, isso é muito preocupante. Isso é incompatível com o devido processo legal, com a garantia do juiz natural e reforça aquele aspecto de que o ex-presidente Lula não teve direito a um julgamento justo, imparcial e independente e que ele foi julgado por alguém que tem interesse no desfecho do processo, alguém que se mostra interessado, inclusive, em manter o ex-presidente Lula preso a despeito de ele não ter praticado qualquer crime”, disse o advogado.

Na ocasião, Zanin também afirmou que a Polícia Federal não poderia ter se recusado a cumprir a decisão de Favreto. “O fato concreto é que houve uma decisão proferida por um desembargador do TRF4, um desembargador que tinha competência para proferir aquela decisão, que não foi cumprida. A decisão pode ser analisada, pode ser impugnada, inclusive, pelos meios recursais disponíveis. Não me parece que se possa recusar o cumprimento de uma decisão judicial proferida por um desembargador federal investido de jurisdição sob o argumento de que a decisão teria algum equívoco. Mas, é necessário analisar e verificar o que mais acabou tendo repercussão para que não fosse cumprida essa decisão, além da interferência do próprio juiz Sergio Moro”.

Próximos passos da defesa

A respeito dos próximos passos da defesa de Lula, Zanin disse que os advogados aguardam o julgamento de recursos e medidas cautelares que já foram apresentadas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Nós estamos aguardando confiantes de que esses recursos, esses pedidos, sejam acolhidos, primeiro, para restabelecer a liberdade plena do ex-presidente Lula e, segundo, para reverter a condenação que foi imposta a ele de forma ilegal e injusta tanto pelo juiz Sergio Moro quanto pelo TRF4. O ex-presidente Lula está bem paciente, sabe que a verdade vai prevalecer, que a inocência dele será reconhecida e que isso é uma questão de tempo”.

CNJ recebe seis representações contra Favreto após decisão a favor de Lula